Taxas máximas voltam a subir em alguns créditos ao consumo

Mantém-se a tendência de subida dos juros máximos que podem ser cobrados pelas instituições financeiras em alguns tipos de crédito. É o caso dos cartões e do financiamento para educação ou saúde.

São aumentos ligeiros mas que reforçam a tendência. As taxas que os bancos podem cobrar vão subir no terceiro trimestre em alguns tipos de crédito, segundo a informação divulgada esta quinta-feira pelo Banco de Portugal. É o caso dos cartões de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto que passam a ter um juro limite de 15,9%, mais uma décima do que no segundo trimestre e três face aos últimos três meses do ano passado.

A tendência é mista no crédito automóvel. Se a locação financeira ou ALD para carros novos se mantém com um teto de 3%, nos usados sobe duas décimas para 4,8%. Se o financiamento for realizado com reserva de propriedade, até desce uma décima nos novos, para 8,8%, e nos usados, para 11,7%.

Os empréstimos para a educação, saúde, energias renováveis e locação financeira e de equipamentos também veem a taxa máxima subir para 6,6%. No primeiro trimestre era de 6,2%.

Nos outros créditos pessoais (sem finalidade específica, lar, consolidado) há uma descida de uma décima, para 13%. No último trimestre de 2021 era de 12,9%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxas máximas voltam a subir em alguns créditos ao consumo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião