Ibersol recebe nova proposta para vender restaurantes Burger King

Grupo do Porto vai “avaliar a existência ou não de condições para dar continuidade às negociações” com a Restaurant Brands Ibéria, que apresentou nova proposta vinculativa por quase 160 lojas.

Uma semana depois de mandar para trás uma proposta da Restaurant Brands Ibéria (RBI) para a compra dos quase 160 restaurantes da marca Burger King em Portugal e Espanha, a Ibersol recebeu no domingo à noite uma nova “oferta vinculativa revista” para ficar com estes ativos.

Para comprar as sociedades portuguesa e espanhola que controlam estes restaurantes, a RBI apresentou uma proposta assente num enterprise value de 250 milhões de euros, numa base cash and debt-free, acrescido de sete milhões relativos a créditos fiscais e ainda três milhões do investimento em dois restaurantes adicionais abertos em 2022.

Numa nota enviada esta madrugada à CMVM, o grupo sediado no Porto informa que esta proposta sujeita o pagamento de parte do preço (no valor de 13 milhões de euros) à verificação de condições relacionadas com a evolução futura do EBITDA e/ou geração de cash flows; e faz ainda depender os termos desta oferta à “realização de due diligence adicional e à discussão da documentação contratual da potencial transação”

“A Oferta Vinculativa Revista mantém ainda a proposta não solicitada de aquisição pela RBI, por oito milhões de euros, de cinco ativos imobiliários não incluídos anteriormente no perímetro da potencial transação”, acrescenta o mesmo documento.

Na sequência desta nova proposta, o conselho de administração da Ibersol, que iniciou a 10 de março negociações exclusivas com este grupo para a venda dos restaurantes Burger King, avaliados nessa data em cerca de 250 milhões de euros, decidiu apreciar esta proposta “no sentido de avaliar a existência ou não de condições para dar continuidade às negociações na sequência desta oferta”.

O processo de alienação destes ativos arrancou poucos dias depois de a multinacional Burger King ter rescindido o contrato com a Ibersol para o desenvolvimento da marca em Portugal, invocando incumprimento na abertura e remodelação de restaurantes, numa decisão que a cotada portuguesa considerou “injusta e desajustada”. O contrato de desenvolvimento permitia que a Ibersol construísse mais 27 novos restaurantes durante os anos de 2022 e 2023.

No primeiro trimestre deste ano, o alívio das restrições da pandemia de Covid-19 permitiu à Ibersol, que explora as cadeias de restaurantes Pizza Hut, Burger King ou KFC, entre outras marcas, quase duplicar o volume de negócios para 106 milhões de euros, com os prejuízos a reduzirem-se neste período para 1,7 milhões de euros.

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