António Guterres alerta que a guerra e falta de ações agravam “caos climático”

  • Lusa
  • 14 Junho 2022

O secretário-geral da ONU considera que a "crise energética agravada pela guerra na Ucrânia provocou uma duplicação perigosa [do consumo] dos combustíveis fósseis nas principais economias".

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse esta terça-feira que o “caos climático” agravou-se devido ao aumento do consumo de combustíveis fósseis provocado pela guerra na Ucrânia e pela falta de intervenção dos Estados contra o aquecimento global.

“A guerra (em território ucraniano) reforçou uma lição desagradável: a nossa matriz energética está estragada”, disse António Guterres numa intervenção na cimeira Austria World Summit organizada pelo ator Arnold Schwarzenegger, que há seis anos reúne em Viena políticos, empresários e ativistas para debates sobre o clima e o meio ambiente.

“A crise energética agravada pela guerra na Ucrânia provocou uma duplicação perigosa [do consumo] dos combustíveis fósseis nas principais economias”, declarou o secretário-geral das Nações Unidas, que participou no encontro de forma remota.

Guterres referia-se à crise energética atual que diz estar a ser agravada pelo conflito na Ucrânia assim como pelas sanções internacionais contra a Rússia, que diz estarem a prejudicar a luta contra as emissões de gases de feito estufa.

Após recordar que as “casas e as empresas” enfrentam preços exorbitantes, Guterres considerou “delirantes” os novos investimentos de exploração e de produção de combustíveis.

Esta tendência “só vai aumentar as calamidades da guerra, a contaminação e a catástrofe climática”, acrescentou António Guterres.

“O único caminho possível no sentido da segurança energética, estabilidade dos preços e prosperidade num planeta habitável consiste no abandono dos combustíveis fósseis contaminantes, em especial o carvão, e acelerar a transição energética”, frisou.

Guterres pediu aos países mais ricos para desmantelarem as centrais de carvão até 2030 e “no resto do mundo” até 2040. “O nosso planeta já aqueceu 1,2 graus e para se manter o objetivo de não ultrapassar um aquecimento de 1,5 graus devemos reduzir 45% das emissões até 2030” reiterou.

Mesmo assim, segundo o secretário-geral da ONU os comportamentos dos países “não são suficientemente bons” para se garantirem os valores desejados receando um aumento de 14% das emissões de gases de efeito estufa durante a atual década.

“Muitos governos não estão a fazer nada. Esta falta de ação tem graves consequências”, insistiu. Para contrariar a situação, António Guterres, defende o fim das subvenções destinadas aos combustíveis fósseis e a promoção das ajudas ao desenvolvimento do investimento das fontes energéticas renováveis que devem “triplicar”.

Neste sentido, Guterres instou os Estados a melhorarem o acesso a matérias-primas assim como a facilitarem os meios burocráticos de acesso a projetos solares e eólicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Guterres alerta que a guerra e falta de ações agravam “caos climático”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião