Preço da gasolina manteve-se acima do “preço eficiente” e gasóleo abaixo, diz ERSE

Na semana passada, o preço da gasolina simples situou-se acima do "preço eficiente", enquanto o gasóleo manteve-se em baixo, estima o regulador da energia.

Entre 6 a 12 de junho, o preço da gasolina simples situou-se acima daquilo que é considerado pela Entidade Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) um “Preço Eficiente”, enquanto o gasóleo esteve abaixo do mesmo, mantendo a tendência verificada no último relatório de análise aos preços dos combustíveis do regulador.

De acordo com o comunicado divulgado esta terça-feira, “verificou-se que a média dos Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 1,3 cent/l [cêntimos por litro] acima do Preço Eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 1,4 cent/l abaixo no caso do gasóleo simples. Em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 0,6% acima do Preço Eficiente e o gasóleo simples 0,7% abaixo”, informa o documento.

O Preço Eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE e resulta da soma dos preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e dos respetivos fretes marítimos, a logística primária. Nesta última parcela incluem-se as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos.

Ainda relativamente à semana anterior, no que respeita aos Preços com Descontos, publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a ERSE informa que a a gasolina 95 simples apresentou um desvio de – 0,8% face ao Preço Eficiente e o gasóleo simples – 4,3%. “Em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, 1,9 cent/l e 8,2 cent/l abaixo dos Preços Eficientes, respetivamente”, lê-se no documento.

Quanto ao preço dos combustíveis para esta semana, o relatório da ERSE confirmou que tanto o gasóleo como a gasolina estarão acima dos dos 2 euros, após impostos, tal como ECO tinha avançado. A gasolina simples estará à venda por 2,193 euros/l e a 2,094 euros/l no gasóleo simples, após impostos.

(Notícia atualizada às 16h09)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço da gasolina manteve-se acima do “preço eficiente” e gasóleo abaixo, diz ERSE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião