Espanha estuda lançamento de impostos adicionais sobre energéticas

  • ECO
  • 14 Junho 2022

A ministra do Ambiente revelou ainda que o governo espanhol vai anunciar "dentro de alguns dias" as novas reduções do preço da gasolina.

A ministra do Ambiente espanhola admitiu que o governo está estudar a possibilidade de introduzir no próximo orçamento de Estado um imposto “adicional” sobre os ganhos extraordinários das elétricas e outro “especial” para o gás e petróleo.

“Será importante ver se precisamos de tributação adicional para a eletricidade e se precisamos de tributação especial para gás e petróleo“, disse Teresa Ribera, citada pelo El Nacional. No caso das elétricas, a hipótese é levantada na sequência do pressuposto que estas terão usufruído de preços mais elevados que o devido sempre que o gás marcou o preço nos mercados grossistas mas estas contribuíram com produção renovável.

“Quando será oportuno discutir isso? Provavelmente no contexto da legislação orçamental, assim como as medidas extraordinárias devem ser discutidas no contexto dos decretos-lei que temos vindo a aprovar para proteger as famílias e a indústria”, respondeu a governante em declarações à TVE, citadas pelo Cinco Días.

A possibilidade de introduzir um imposto extraordinário sobre as empresas do setor surge na sequência de exigências de alguns membros do Governo, como a ministra do Trabalho, Yolanda Díaz, que sugerem que esse imposto seja acrescentado no decreto anticrise que o Executivo pretende prorrogar até 30 de setembro, informa a mesma publicação.

De referir que Díaz assegurou, esta segunda-feira, que estava a ser negociado com o PSOE, partido no governo, tanto este imposto como a possibilidade de subsidiar o transporte público, sublinhando que este debate deve ser enquadrado na esfera orçamental e ser feito de forma “bem pensada e bem trabalhada”, em conjunto com os restantes membros do executivo espanhol.

Ribera revelou ainda que o governo espanhol vai anunciar “dentro de alguns dias” as novas reduções do preço da gasolina, o que, até ao final do mês, pode significar um desconto de 20 cêntimos por litro. De acordo com Ribera, o governo espanhol vai manter o desconto para “continuar a acompanhar os profissionais que dele necessitam, mas também os consumidores”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha estuda lançamento de impostos adicionais sobre energéticas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião