Cinco anos após Pedrógão, riscos são (ainda) elevadospremium

Num ano em que se completam cinco anos da tragédia em Pedrógão Grande e o risco de incêndio é maior dada a situação de seca severa que vai cobrindo o país, há ainda muito por resolver na floresta.

Os incêndios que vitimaram mortalmente 66 pessoas em Pedrógão Grande aconteceram em 2017. Cinco anos depois, entidades responsáveis pela floresta, associações, ambientalistas e indústria papeleira, todos confirmam: a floresta mantém-se a precisar de uma grande mudança, de forma a prevenir mais catástrofes, e os riscos continuam elevados, sobretudo por causa da severidade da seca.Em Pedrógão, após cinco anos, continua “sem existir a tão apregoada transformação da paisagem”, avalia Nuno Forner, da associação ambientalista Zero, para depois concluir que “não significa isto que se venha a verificar no futuro uma situação catastrófica como a de há cinco anos, mas isto não invalida que não possam ocorrer no futuro grandes incêndios na região”. A Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.