Reitores ‘chumbam’ doutoramentos nos politécnicos

  • ECO
  • 17 Junho 2022

Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas considera que proposta não contribui para a "valorização do ensino superior" e lamenta "universidades de primeira e de segunda".

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) chumba os doutoramentos nos institutos politécnicos. A entidade considera que a iniciativa não contribui para a “necessária valorização do ensino superior”.

Em causa está uma proposta para que institutos politécnicos passem a atribuir o grau de doutoramento, algo até agora exclusivo das universidades em Portugal. A proposta subscrita por mais de 20 mil pessoas será levada a discussão na próxima semana em Assembleia da República pelo grupo parlamentar do PS, segundo avança o Público.

A proposta apresentada contém uma contradição insanável. Pretende valorizar o ensino politécnico e manter o sistema binário, mas propõe uma solução que hierarquizará o sistema em universidades de primeira e universidades de segunda“, assim entende o CRUP em comunicado.

Os reitores defendem ainda que, caso a proposta seja aceite, “a natureza e as funções das instituições que integram o sistema perderão legibilidade, não contribuindo, assim, para a necessária valorização do ensino superior”.

Desde a revisão de 2018 da Lei de Graus e Diplomas que foi incluída a possibilidade de os institutos politécnicos passarem a poder conferir o grau de doutor. Para que isso aconteça será necessário demonstrar que estas entidades produzem ciência na área e tenham pelo menos a avaliação de muito bom junto da Fundação para a Ciência e Tecnologia, lembra o mesmo jornal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reitores ‘chumbam’ doutoramentos nos politécnicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião