Reitores ‘chumbam’ doutoramentos nos politécnicos
Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas considera que proposta não contribui para a "valorização do ensino superior" e lamenta "universidades de primeira e de segunda".
O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) chumba os doutoramentos nos institutos politécnicos. A entidade considera que a iniciativa não contribui para a “necessária valorização do ensino superior”.
Em causa está uma proposta para que institutos politécnicos passem a atribuir o grau de doutoramento, algo até agora exclusivo das universidades em Portugal. A proposta subscrita por mais de 20 mil pessoas será levada a discussão na próxima semana em Assembleia da República pelo grupo parlamentar do PS, segundo avança o Público.
“A proposta apresentada contém uma contradição insanável. Pretende valorizar o ensino politécnico e manter o sistema binário, mas propõe uma solução que hierarquizará o sistema em universidades de primeira e universidades de segunda“, assim entende o CRUP em comunicado.
Os reitores defendem ainda que, caso a proposta seja aceite, “a natureza e as funções das instituições que integram o sistema perderão legibilidade, não contribuindo, assim, para a necessária valorização do ensino superior”.
Desde a revisão de 2018 da Lei de Graus e Diplomas que foi incluída a possibilidade de os institutos politécnicos passarem a poder conferir o grau de doutor. Para que isso aconteça será necessário demonstrar que estas entidades produzem ciência na área e tenham pelo menos a avaliação de muito bom junto da Fundação para a Ciência e Tecnologia, lembra o mesmo jornal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Reitores ‘chumbam’ doutoramentos nos politécnicos
{{ noCommentsLabel }}