António de Sousa Pereira reeleito reitor da Universidade do Porto

Atual líder dos reitores portugueses vai cumprir segundo mandato no Porto. Derrotou à primeira volta os diretores das faculdades de Medicina e Engenharia, além de um reitor que lidera escola no Gana.

António Manuel de Sousa Pereira vai continuar a ser reitor da Universidade do Porto (U.Porto) até 2026. Na votação realizada esta sexta-feira, o também presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) foi reeleito à primeira volta, com os votos de 13 dos 23 membros do Conselho Geral.

Além de Sousa Pereira, que vai cumprir um segundo mandato de cinco anos, candidataram-se dois atuais diretores de faculdades da U.Porto — Altamiro da Costa Pereira, da Medicina (5 votos); e João Falcão e Cunha, da Engenharia (3 votos) -, além de Anand Agrawal, reitor da BlueCrest University College do Gana. Houve dois votos em branco.

Nascido a 17 de outubro de 1961, na freguesia de Ramalde (Porto), António de Sousa Pereira é licenciado, mestre e doutorado em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da U.Porto (ICBAS), que liderou durante 14 anos, de 2004 a 2018. Dois anos após chegar à Praça dos Leões, foi eleito em 2020 pelos pares para presidir ao CRUP.

A academia portuense tem mais de 30 mil estudantes (18% estrangeiros, de uma centena de nacionalidades) e 2 mil professores e investigadores. Oferece atualmente 302 licenciaturas, mestrados e doutoramentos, e quase uma centena de empresas têm a chancela spin-off U.Porto. Só em 2021, a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto acolheu mais de 200 projetos empreendedores, que criaram 1.800 empregos qualificados.

Os reitores das universidades públicas são eleitos pelos membros do Conselho Geral das respetivas instituições, um órgão de governo que junta docentes, investigadores, estudantes e técnicos, além de personalidades selecionadas na sociedade civil.

No caso da U.Porto é constituído por 12 representantes eleitos pelos docentes e investigadores, quatro representantes eleitos pelos estudantes e um representante eleito pelos funcionários não docentes e não investigadores, aos quais se juntam as seis personalidades externas cooptadas pelos membros eleitos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António de Sousa Pereira reeleito reitor da Universidade do Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião