Porto ganha “maior academia de empreendedorismo do mundo” até 2026

European Innovation Academy realiza as próximas cinco edições em Portugal, arrastando centenas de estudantes, especialistas em tecnologia e empreendedores da Google, Amazon, Microsoft ou Facebook.

A European Innovation Academy (EIA) escolheu a cidade do Porto para acolher as próximas cinco edições daquele que é considerado o maior programa de empreendedorismo tecnológico e digital do mundo, que junta mais de 500 estudantes de 120 universidades e uma centena de mentores e oradores de todo o mundo, numa iniciativa de formação intensiva dedicada aos temas da inovação e da tecnologia.

A pró-reitora da Universidade do Porto (U.Porto), que apresentou a candidatura em parceria com a Câmara (através da iniciativa municipal ScaleUp Porto), indicou ao ECO que a primeira edição em solo nacional vai acontecer entre 17 de julho e 5 de agosto de 2022 nas Faculdades de Economia (FEP) e de Engenharia (FEUP). Durante três semanas, os participantes vão viver todas as etapas de criação e lançamento de projetos empreendedores, com o apoio de especialistas internacionais.

Além deste programa calendarizado para a pausa letiva do verão, Joana Resende relata que, ao longo de todo o ano, serão ainda organizadas várias pop-up sessions dedicadas à inovação e ao empreendedorismo, que “pretendem aumentar o impacto desta academia na cidade, constituindo oportunidades para tornar o ecossistema empreendedor da Universidade e da cidade ainda mais vibrante, e aumentar a sua visibilidade e projeção internacional”.

Joana Resende, pró-reitora da Universidade do Porto para a área do Planeamento EstratégicoEgídio Santos/U.Porto

“O Porto posiciona-se, cada vez mais, como um destino atrativo para académicos, investigadores e empreendedores. É neste ecossistema de inovação e neste posicionamento que se enquadra a escolha da Invicta para acolher esta iniciativa. É, por isso, estratégico promover e dar a conhecer a cidade como um destino de eleição para inovação a jovens empreendedores de algumas das mais prestigiadas universidades do mundo”, resume a porta-voz para a área do planeamento estratégico.

Até ao momento, este programa já contou com a participação de 15 mil universitários e professores provenientes de cerca de 85 países. Para esta sexta-feira, às 10h, no edifício da Reitoria, na Praça Gomes Teixeira (Praça dos Leões), está agendada a assinatura dos protocolos de parceria, válidos até 2026, entre a entidade organizadora EIA – criada em 2013 nos Estados Unidos da América – e a Universidade do Porto, a autarquia liderada por Rui Moreira, o Banco Santander Universidades e a consultora Beta-i.

“Dar mundo” ao ecossistema empreendedor

A cerimónia desta manhã serve também para fazer o lançamento e a primeira apresentação pública da edição inaugural da EIA Porto, em que os estudantes vão ter a oportunidade de conhecer as diversas fases da chamada jornada empreendedora num contexto imersivo, trazendo para a sala de aula “as mais inovadoras metodologias de ensino-aprendizagem”.

No pico do próximo verão estarão a cruzar o Atlântico e a chegar ao norte de Portugal vários especialistas das universidades norte-americanas de Stanford, U.C. Berkeley ou Michigan, mas também das maiores empresas de Silicon Valley, como a Google, Amazon, Microsoft, Facebook, Uber ou HubSpot. Vão acompanhar e ensinar os participantes em domínios como gestão e negócios, marketing, tecnologia, design, software ou investimento.

É estratégico promover e dar a conhecer a cidade do Porto como um destino de eleição para inovação a jovens empreendedores de algumas das mais prestigiadas universidades do mundo.

Joana Resende

Pró-Reitora da Universidade do Porto

Joana Resende sublinha que, como parceira académica oficial da EIA, a U.Porto vai conseguir “fortalecer as sinergias” com estas várias organizações, o que lhe “traz vantagens competitivas” no panorama nacional e internacional. Por outro lado, acrescenta a também professora auxiliar da FEP, é uma “oportunidade única” para projetar boas práticas e posicionar esta instituição de Ensino Superior como uma referência na área da inovação e empreendedorismo.

“Será também uma oportunidade para acolher na nossa universidade e na nossa cidade um conjunto muito alargado de entidades de referência – quer académicas, quer empresariais –, aproximando-as do nosso ecossistema empreendedor, na expectativa de que possam surgir muitas e diversificadas oportunidades de colaboração futura”, conclui a responsável da Universidade, que soma mais de 30.000 estudantes (18% são estrangeiros, de uma centena de nacionalidades) e 2.000 professores e investigadores.

A instituição liderada por António Sousa Pereira oferece atualmente 302 licenciaturas, mestrados e doutoramentos, e quase uma centena de empresas têm a chancela spin-off U.Porto. Até ao final de 2020, a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto já tinha acolhido 203 projetos empreendedores, dos quais 121 startups, 43 centros de inovação, 23 projetos âncora e 16 ideias de negócio.

No que toca ao número de postos de trabalho criados nesta comunidade, os dados cedidos ao ECO apontam para 1.800 talentos de 32 nacionalidades distintas, sendo 86% altamente qualificados (graduados e pós-graduados).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porto ganha “maior academia de empreendedorismo do mundo” até 2026

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião