Guerra na Ucrânia agrava falta de pipocas e cerveja no mundo
Produtoras na Alemanha apelam aos consumidores para devolverem garrafas para conseguirem vender cerveja. Na Austrália, salada dos hambúrgueres foi trocada por couve.
Se neste verão houver menos pipocas ou menos cerveja à venda, não estranhe. A guerra na Ucrânia está a agravar a falta de alguns produtos que habitualmente estão disponíveis em abundância. O problema não está na existência dos bens mas sim nas cadeias logísticas que permitem que depois estejam à venda para o público, nota neste domingo a Bloomberg. (acesso condicionado)
Em muitos casos, também os produtos estão mais caros, por causa do forte aumento dos custos de transporte.
Na Alemanha, por exemplo, as produtoras de cerveja têm falta de garrafas e estão a pedir aos consumidores para as devolverem depois de as beberem. As cervejeiras alemãs já têm estado a sofrer com a subida dos custos da energia e da cevada.
Nos Estados Unidos, o principal problema é a falta de pipocas, numa altura em que os espetadores estão a voltar às salas de cinemas. Os agricultores estão a abdicar do milho para apostar em culturas mais lucrativas. Ainda nos cinemas, escasseiam bens como copos e sacos de papel.
A falta de comida também chegou às cadeias de comida rápida (fast-food): no Reino Unido, a McDonald’s agora só põe uma rodela de tomate em vez das habituais duas. Noutras geografias, a empresa teve de suspender a venda de batatas fritas em alguns menus por motivos logísticos.
Na Austrália, a rival KFC teve de trocar a alface nos hambúrgueres por couve.
A situação pode levar os empresários a repensar que produtos disponibilizam e onde os vão buscar. Também poderá haver a necessidade de recorrer a novas ferramentas de planeamento, para diminuir atrasos e perdas de receitas, sugere Madhav Durbha, vice-presidente da empresa de estratégia logística Coupa Software, citado pela Bloomberg.
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