Empresas Sonae prometem zero desflorestação nas atividades até 2030

Modelo Continente, Worten e Sonae Arauco são algumas das empresas que se comprometem com esta meta.

As empresas do grupo Sonae assinaram o compromisso “Zero Desflorestação” que visa assegurar a conservação das florestas no decorrer das atividades e operações. MC (Modelo Continente), Zeitreel, Worten, Sierra, Sonae Capital e Sonae Arauco subscrevem a iniciativa, que também envolve os fornecedores.

De acordo com a nota divulgada esta quarta-feira, para alcançar os objetivos propostos, as empresas “vão colaborar com as suas cadeias de abastecimento, com enfoque na produção local onde a ausência de desflorestação deve ser assegurada”. Assim, o compromisso prevê um esforço concertado com os vários intervenientes “para assegurar a rastreabilidade e monitorização dos materiais que são adquiridos, nomeadamente através da adoção de mecanismos de controle e de outros procedimentos, incluindo, por exemplo, a certificação de matérias-primas”.

Este compromisso “reflete o empenho das empresas Sonae no combate à desflorestação” através de estratégias que promovam a “preservação das florestas no decorrer da atividade das suas cadeias de abastecimento associada à produção de matérias-primas críticas”, entre elas gado bovino, madeira, óleo de palma e soja, num horizonte até 2030.

Além de promover uma produção sustentável, o “Zero Desflorestação” procura garantir o desenvolvimento de novas infraestruturas e de contribuir positivamente para a conservação e restauro das florestas.

Isabel Barros, presidente do grupo consultivo de Sustentabilidade das empresas Sonae considera que “o combate à desflorestação requer uma ação urgente e integrada de todos”, defendendo uma “mobilização global para assegurar a conservação das florestas, que têm um papel crucial ao nível da promoção da biodiversidade e do combate às alterações climáticas, através da retenção de carbono”.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas Sonae prometem zero desflorestação nas atividades até 2030

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião