Novobanco já selecionou potenciais compradores para a sede

Banco já fechou a shortlist de potenciais compradores para a sede, em Lisboa. Vanguard Properties foi uma das empresas convidadas a apresentar proposta vinculativa.

O Novobanco já fechou a shortlist de potenciais compradores para a sede histórica do Banco Espírito Santo (BES) na Avenida da Liberdade, em Lisboa, avaliada em cerca de 100 milhões de euros. A notícia é avançada pela Bloomberg, que dá ainda conta de que a Vanguard Properties foi uma das empresas escolhidas.

Cerca de dois meses depois de ter arrancado com o processo de venda da sede, o Novobanco já selecionou os potenciais compradores, convidando-os agora a apresentar propostas vinculativas — a chamada shortlist. De acordo com a Bloomberg, uma das empresas é a Vanguard Properties, proprietária de vários edifícios residenciais em Lisboa, Oeiras, Comporta e Algarve.

O Novobanco mandatou a JLL e a Cushman & Wakefield para comercializarem o edifício, que começou a ser apresentado aos investidores a 18 de abril, com um valor base de 95 milhões de euros. O edifício, com cerca de 15 mil metros quadrados acima do solo, suscitou o interesse de várias entidades, entre as quais investidores internacionais.

O ECO sabe que a expectativa do Novobanco é selecionar um comprador até ao final de julho e fechar a venda até ao final do setembro. Mas, após a venda, o banco quer continuar no edifício por mais uns meses, sendo esta, assim, uma operação de sale & leaseback. A proposta do banco é continuar como arrendatária por um período de seis meses, mediante o pagamento de uma renda de 402.408,72 euros. Contudo, este arrendamento pode ser estendido até um máximo de 18 meses. Este prazo é necessário para dar tempo de concluir as obras das futuras instalações.

Tal como o ECO noticiou em abril de 2021, o Novobanco desistiu dos planos de construir uma nova sede nas Amoreiras e decidiu mudar-se para o Tagus Park, onde já tem cerca de 800 colaboradores a trabalhar. Para acolher os mais de 2.000 trabalhadores em Oeiras, o banco vai construir uma espécie de campus, numa área com 55 mil metros quadrados, unindo três edifícios pré-existentes e construindo um quarto. O novo campus terá, assim, escritórios, zonas de lazer com jardins, um ginásio, sala de meditação, refeitório e bar com esplanada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novobanco já selecionou potenciais compradores para a sede

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião