Novobanco vende carteira de imóveis de logística

  • ECO
  • 23 Maio 2022

Banco acabou de vender um conjunto de imóveis de logística localizados em Portugal, com o negócio a ter um impacto positivo nos rácios de capital.

O Novobanco anunciou esta segunda-feira que fechou um acordo para a venda de um portefólio imobiliário de ativos de logística localizados em Portugal. Não revelou os valores do negócio nem a identidade do comprador, mas adiantou que vai ter um impacto positivo nos rácios de capital do banco.

“A concretização da transação, nos termos acordados, deverá ter um impacto positivo de cerca de 35 pontos base no rácio de capital total do grupo Novobanco”, informou a instituição num comunicado enviado ao mercado, que fala em “sucesso” da transação.

“Reflete o momento positivo do mercado deste segmento imobiliário, com uma redução significativa da yield nos últimos 12 meses e consequente aumento do preço, dado o aumento da procura por ativos logísticos pós pandemia”, explica o banco liderado por António Ramalho.

Em causa está uma carteira de ativos imobiliários detido maioritariamente pelos fundos imobiliários NB Património e NB Logística, ambos geridos pela GNB Real Estate. A março de 2022, o Novobanco detinha, em média, uma participação de cerca de 75% dos referidos ativos imobiliários.

O Novobanco tem vindo a vender carteiras de ativos problemáticos, incluindo crédito malparado e imóveis, nos últimos anos, com o objetivo de limpar o balanço herdado do BES, beneficiando de proteção contra perdas registadas nestas operações por via do acordo de capital contingente de 3,89 mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novobanco vende carteira de imóveis de logística

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião