Lisboa e bolsas europeias iniciam semana com ganhos de mais de 1%

Investidores evidenciam forte apetite pelo risco no arranque de mais uma semana nas bolsas europeias. PSI também sobe mais de 1% com Galp a acelerar 2%. Petróleo valoriza 1%.

Apesar da sessão muito cautelosa nos mercados asiáticos esta segunda-feira, as bolsas europeias iniciam a semana com os investidores a revelarem um forte apetite pelo risco. Lisboa e os pares do Velho Continente somam mais de 1%.

O PSI avança 1,219%, para 5.991,61 pontos, com quase todas as cotadas com sinal positivo. Apenas a Corticeira Amorim não apresenta oscilações, enquanto os pesos pesados dão maior força aos ganhos na praça lisboeta.

A Galp lidera os ganhos com uma subida de 2,21, para 11,105 euros, numa sessão em que o barril de petróleo também valoriza 1,08%, para 113,79 dólares. O BCP sobe 1,63%, para 0,1743 euros. A EDP Renováveis ganha 1,79%, para 22,19 euros, e a casa-mãe EDP soma 0,60%. Já a Jerónimo Martins está em alta de 0,87%, para 18,46 euros.

Lá por fora, com os receios de uma recessão ainda a pesar junto dos investidores, as bolsas asiáticas tiveram um arranque de semana negativo. O índice Hang Seng de Hong Kong perdeu 1,7% e o CSI-300 de Shanghai caiu 0,7%.

Apesar disso, a Europa está em forte alta nos primeiros minutos de negociação desta semana. O índice de referência europeu Stoxx 600 sobe 1,02% e as praças de Madrid e Frankfurt somam 1,3% e 1,4%, respetivamente. O francês CAC-40 avança 0,98%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa e bolsas europeias iniciam semana com ganhos de mais de 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião