O CFO moderno: na vanguarda da transformação empresarial

  • Arnaud Petit
  • 6 Julho 2022

Os CFO encontraram o seu lugar no coração das organizações. Esta posição central é o caminho para liderar decisões mais bem informadas sobre as estratégias e as políticas de toda a empresa.

Nos últimos anos, os Chief Financial Officers (CFO) têm visto o seu cargo a evoluir como nunca. Desde os seus primórdios como “historiadores” de dados financeiros e do desempenho passado, evoluíram para analistas em tempo real, e agora para visionários com tecnologias preditivas à disposição.

Olhando para o passado, o presente e o futuro, qual é o próximo foco dos CFOs?

A par dos CEO, os CFO são agora alguns dos líderes e figuras mais influentes, munidos de insights tecnológicos que permitem contar a história da saúde financeira da sua empresa. Estão firmes no comando da transformação empresarial.

O CFO moderno precisa de adicionar “domínio da tecnologia” ao seu kit de ferramentas, redefinindo a sua compreensão das tendências, dos desafios e das oportunidades por detrás dos números com os quais sempre puderam contar.

Para dar vida a esta nova identidade, vamos pintar um retrato de como este profissional trabalha no dia a dia.

No coração da empresa

Sendo os confidentes indispensáveis do CEO, os CFO podem muitas vezes ser encontrados ao seu lado, influenciando as decisões estratégicas com os dados financeiros gerais da empresa. Com tecnologias digitais na palma da mão, a sua capacidade de apresentar dados financeiros precisos, concisos e relevantes ajuda os CEO a tomar grandes decisões em tempo útil.

No entanto, o CFO moderno está longe de ser uma figura exclusiva. Também interage continuamente com toda a organização, desde as Vendas e o Serviço ao Cliente ao Marketing e aos RH, para ganhar noção de como os investimentos futuros em tecnologia e talento podem levar as equipas a novos níveis. As plataformas e aplicações Cloud interconectadas permitem que o CFO se submerja em qualquer função, para realmente entender o desempenho financeiro, os desafios e as oportunidades da empresa.

Os CFO encontraram o seu lugar no coração das organizações – literal e metaforicamente. Esta posição central é o caminho para liderar decisões mais bem informadas sobre as estratégias e as políticas de toda a empresa.

Um decisor confiante

O CFO moderno não trabalha sozinho – ele une as equipas humanas e a tecnologia emergente. A Inteligência Artificial (IA) e o machine learning ajudam os colaboradores, incluindo o próprio CFO, a prever, projetar e planear o futuro.

O CFO opera num ambiente que pode permitir o processamento de dados com rapidez, eficiência e em larga escala para oferecer insights precisos. Para além disso, a tecnologia (sobretudo a IA) vai aprendendo mais sobre a empresa ao longo do tempo, tornando-se mais refinada e proporcionando uma melhor visão dos negócios.

Decisivamente, hoje em dia os CFO são bastiões da estratégia e da visão a longo prazo das empresas. Não os encontraremos ocupados com as pequenas coisas – a leitura de todas as linhas do registo de contabilidade está fora de questão, porque as tecnologias de IA já têm o poder de o fazer com mais rapidez e precisão, antes de sinalizarem quaisquer anomalias. Quando um problema é detetado, então sim, o CFO deve intervir para o corrigir rapidamente.

Estar bem informado é uma forma infalível para tomar boas decisões. Assim sendo, o tempo que os CFO poupam na digitalização dos registos de contabilidade e noutras tarefas manuais repetitivas pode ser utilizado para investir em pessoas. Podem fazer parte de mais conversas com os clientes, de mais brainstorms com os colegas e de mais interações com os acionistas, conseguindo assim desenvolver relacionamentos importantes e exercer a sua influência inspirada nos dados.

Uma força de confiança numa era de disrupção e mudança

O CFO moderno costuma tomar sempre a decisão certa. Não apenas isso, mas também tem o dom de fazer as pessoas confiar no seu julgamento e ficarem felizes com a sua liderança.

Porquê? Porque a influência dos insights orientados por dados é clara. Os CFO têm sempre em consideração não apenas os dados financeiros, mas os de toda a empresa, ganhando a confiança de cada departamento à medida que avançam no seu plano.

Esta visão panorâmica sobre o negócio permite que, quando querem uma mudança aconteça, esta ocorra de forma rápida e eficaz em várias divisões. Isto não acontece só porque se tem a tecnologia certa, mas também porque toda a empresa navega em conjunto na onda da transformação. Nenhuma equipa é ignorada, porque o CFO moderno garante que todos entendem os impulsionadores da mudança – e é transparente sobre a forma como se vai alcançar o sucesso.

Contudo, nem todas as mudanças podem ser controladas. Quando uma empresa é atingida por imprevistos, o CFO reage à velocidade da luz, porque já trabalha com uma abordagem focada no futuro. Isto deve-se às suas capacidades preditivas, contingências já planeadas, projeções financeiras e estratégias que antecipam o futuro, sob a forma de insights orientados por IA.

De facto, quando uma mudança ocorre inesperadamente, os CFO têm a liberdade de considerar uma abordagem responsável que cuide não só das finanças, mas das pessoas, gerindo cuidadosamente as expectativas para evitar o pânico. Eles têm empatia e compreensão, e mantêm todas as equipas informadas sobre o que a mudança significa, ao mesmo tempo que planeiam com antecedência para proteger melhor a empresa, para que tais situações não ocorram novamente.

Uma visão mais alargada

O CFO moderno tem mais visibilidade, mais confiança e é mais confiável do que os seus predecessores. Tem o que é preciso para liderar as empresas através da transformação, confiando em insights de qualidade que o capacitam a ser cada vez mais estratégico.

Do passado, ao presente, ao futuro e mesmo agora, recuando para ver o panorama geral, o CFO moderno está sempre a olhar em frente e a levar a empresa a atingir metas mais ambiciosas do que nunca.

  • Arnaud Petit
  • Vice President, Chief Finance Officer International Markets da Sage

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O CFO moderno: na vanguarda da transformação empresarial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião