Axa Global Re cessou atividade
Concluído o processo formal de transferência da atividade da antiga cativa para a sociedade holding do grupo francês, a Axa Global Re 'fechou a loja.'
O plano para acabar com a empresa já estava aprovado pela autoridade francesa de banca e seguros. Trata-se de um processo desencadeado pelo grupo AXA, que decidiu tornar a sociedade holding a resseguradora interna do grupo. Para concretizar esta medida, procedeu à transferência da carteira da AXA Global Re e respetivas responsabilidades para a Axa S.A, que passou a ser resseguradora interna do grupo.
Nos termos do Código de Seguros vigente em França, a ACPR determinou agora “a caducidade total das autorizações concedidas à empresa de resseguro denominada AXA Global Re,” sediada em Paris. Datada de 22 de junho e assinada por Jean-Paul Faugère, vice-presidente da Autorité de Contrôle Prudentiel et de Résolution (ACPR), a decisão publicada no Journal officiel de la République (JORF de 28 de junho) tem efeitos a partir de 30 de junho.
Conforme noticiou ECOseguros, a transformação societária (realizada através de fusão-absorção da resseguradora pela holding, significando a transferência da atividade da cativa para a holding de controlo) foi previamente comunicada pela Axa – no seu reporte anual, relativo ao exercício de 2021 – como tendo efeitos retroativos a 1 de janeiro de 2022. No comunicado de resultados anuais, a seguradora francesa adiantou que, concretizando-se a desejada alteração, o grupo conseguirá reforço suplementar de tesouraria estimado em 2000 milhões de euros até 2026, metade desse montante já em 2023.
Aplicando-se articulado do regime jurídico local de seguros (Code des assurances) e estando formalmente declarada a caducidade das autorizações que lhe estavam concedidas pela ACPR, a Axa Global Re fechou a loja.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Axa Global Re cessou atividade
{{ noCommentsLabel }}