Nas notícias lá fora: criptomoedas, pandemia e greves

  • ECO
  • 1 Julho 2022

Vários aeroportos franceses, incluindo Charles-de-Gaulle e Orly vão ser afetados por novas greves esta sexta-feira e no fim de semana.

O cerco aperta-se às moedas digitais. A União Europeia fechou os detalhes de um acordo provisório que regula a transação de moedas digitais. O objetivo é assegurar um mercado harmonizado, dar segurança jurídica aos emissores criptográficos e garantir condições equitativas para os prestadores de serviços. Também nos Estados Unidos o regulador financeiro processou uma plataforma especulativa sul-africana, bem como o seu gestor, e reclama a devolução de 1,7 mil milhões de dólares depositados em moedas digitais por clientes. Por outro lado, o Banco Mundial aprovou a criação de um fundo para financiar investimentos para fortalecer as capacidades de prevenção, preparação e resposta à pandemia.

NBC News

União Europeia avança com regulamentação sobre transações de moedas digitais

A União Europeia acertou na quinta-feira os pormenores para firmar um acordo provisório que regula a transação de moedas digitais, numa altura em que os preços caíram e se pede um escrutínio mais rigoroso das criptomoedas. Os negociadores concluíram o acordo sobre um pacote de regras abrangente que vai regular a transação de moedas digitais a aplicar aos 27 Estados-membros, conhecidos como Mercados em Ativos Cripto (MiCA). “No Oeste selvagem do mundo das criptomoedas, o MiCA será um definidor de padrões global”, disse o legislador líder da UE na negociação das regras, Stefan Berger, em comunicado. As regras da UE sobre moedas digitais “assegurarão um mercado harmonizado, proporcionarão segurança jurídica aos emissores criptográficos, garantirão condições equitativas para os prestadores de serviços e assegurarão padrões elevados de proteção do consumidor”, acrescentou Berger.

Leia a notícia completa na NBC News (acesso livre, conteúdo em inglês)

US News Money

Regulador financeiro dos EUA reclama 1,7 mil milhões de dólares a fundo de moedas digitais

Uma agência de regulação financeira dos EUA (CFTC, na sigla em Inglês) processou uma plataforma especulativa sul-africana, bem como o seu gestor, e reclama a devolução de 1,7 mil milhões de dólares depositados em moedas digitais por clientes. Colocada em liquidação judicial em julho de 2021, a Mirror Trading International (MTI) garantia aos investidores rendimentos potenciais superiores a 100% por ano, graças a um algoritmo que permitiria efetuar operações no mercado cambial, mas que afinal era imaginário. Segundo a CFTC, a MTI e o seu principal responsável, o sul-africano Cornelius Johannes Steynberg, teriam aceitado mais de 1,7 mil milhões de dólares de depósitos na forma de bitcoins, dos quais uma parte proveniente de alguns 23 mil norte-americanos. Esta trata-se da “maior importante fraude compreendendo moedas digitais alguma vez tratada pela CFTC”, diz o regulador.

Leia a notícia completa no US News Money (acesso livre, conteúdo em inglês)

Franceinfo

Aeroportos franceses afetados por greves esta sexta-feira e no fim de semana

Vários aeroportos franceses, incluindo Charles-de-Gaulle e Orly, perto de Paris, serão afetados por novas greves esta sexta-feira e no fim de semana. As greves, que acontecem num contexto de inflação elevada e de forte retoma do tráfego, na sequência da pandemia de Covid-19, vão obrigar ao cancelamento esta sexta-feira de cerca de 17% dos voos com partida ou chegada ao aeroporto Charles-de-Gaulle (CDG), de acordo com a Autoridade Francesa de Aviação Civil (DGAC). Além disso, esta sexta-feira e durante todo o fim de semana, os trabalhadores das plataformas aeroportuárias parisienses estão a ser chamados por um grupo intersindical para se juntarem a uma greve multissetorial.

Leia a notícia completa na Franceinfo (acesso livre, conteúdo em francês)

France 24

Banco Mundial cria fundo para prevenir e responder a pandemias

O Conselho de Administração do Banco Mundial aprovou a criação de um fundo para financiar investimentos para fortalecer as capacidades de prevenção, preparação e resposta à pandemia (PPR). O foco deve ser em países de baixo e médio rendimento e o objetivo é lançar este fundo no outono. “O devastador custo humano, económico e social da Covid-19 destacou a necessidade urgente de uma ação coordenada para fortalecer os sistemas de saúde e mobilizar recursos adicionais”, defendeu o Banco Mundial em comunicado. “Mais de mil milhões de dólares (cerca de 955 milhões de euros) em compromissos financeiros foram já anunciados” para este fundo, incluindo contribuições dos Estados Unidos, União Europeia, além da Indonésia, Alemanha, Reino Unido, Singapura, Fundação Gates e Wellcome Trust.

Leia a notícia completa na France 24 (acesso livre, conteúdo em inglês)

The Japan Times

Desemprego sobe em maio e confiança dos empresários piora no Japão

A taxa de desemprego no Japão subiu uma décima em maio para 2,6%, depois de três meses a cair, enquanto a confiança dos empresários nipónicos piorou pelo segundo trimestre consecutivo. No final de maio, o número de desempregados no país era de 1,8 milhões, o que representa um aumento de 40 mil pessoas, ou 2,3%, em relação ao mesmo mês de 2022, de acordo com os dados do Ministério da Administração Interna e Comunicação japonês. Também o banco central do Japão anunciou que a confiança dos empresários na evolução da economia japonesa piorou pelo segundo trimestre consecutivo, devido à guerra na Ucrânia, aos prolongados confinamentos na China e à crescente inflação.

Leia a notícia completa no The Japan Times (acesso livre, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: criptomoedas, pandemia e greves

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião