França quer renacionalizar energética EDF

A primeira-ministra francesa confirmou esta quarta-feira as intenções de o governo renacionalizar EDF, argumentando que "a emergência climática exige decisões fortes e radicais".

O governo francês quer renacionalizar a Electricite de France (EDF, na sigla em francês) numa altura de crise energética a nível europeu, provocada pela guerra na Ucrânia.

A emergência climática exige decisões fortes e radicais. Precisamos ter o controlo total da produção e do nosso futuro energético. Devemos garantir a nossa soberania diante das consequências da guerra e dos desafios colossais à frente”, cita a Bloomberg, esta quarta-feira, as declarações a primeira-ministra Elisabeth Borne. “Por isso, confirmo hoje, a intenção do Estado de deter 100% do capital da EDF”. O Estado francês detém 84% do capital da EDF.

A governante não avançou com detalhes mas a medida vai em linha com as intenções do presidente Emmanuel Macron que, durante a campanha eleitoral, em março, manifestou a intenção de nacionalizar a gigante para impulsionar a independência energética do país.

No início do ano, Macron já tinha sinalizado que seriam necessários milhares de milhões de euros de financiamento público para concretizar a construção de 14 novas centrais nucleares até 2050. Estas infraestruturas, juntamente com novos projetos de energia eólica e solar, fazem parte do plano francês de atingir a neutralidade carbónica até 2050.

(Notícia atualizada às 15h32)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

França quer renacionalizar energética EDF

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião