Espanha aplica multa de 200 milhões a seis construtoras por cartel durante 25 anos
Acciona, Dragados, FCC, Ferrovial, OHL e Sacyr reuniram-se semanalmente desde 1992 e decidiam os contratos públicos em que iriam partilhar trabalhos técnicos.
A Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) de Espanha aplicou multas no valor total de 203,6 milhões de euros a seis das principais construtoras do país pela prática de cartel em contratos de obras públicas durante 25 anos, avança o El Confidencial.
Em causa estão as construtoras Acciona (multada em 29,4 milhões de euros), Dragados (57,1 milhões), FCC (40,4 milhões), Ferrovial (38,5 milhões), OHL (21,5 milhões) e Sacyr (16,7 milhões), de acordo com um comunicado enviado esta quinta-feira pela CNMC.
Segundo a CNMC, estas empresas terão manipulado milhares de concursos públicos de construção e obras civis durante 25 anos, reunindo-se semanalmente para decidir os trabalhos técnicos que iriam partilhar, para além de trocarem informações sobre as estratégias de apresentação em concursos públicos.
Entre os milhares de concursos afetados encontram-se infraestruturas de interesse geral. “Trata-se de práticas cujos efeitos têm sido especialmente prejudiciais para a sociedade, pois afetaram milhares de concursos convocados pelas Administrações Públicas espanholas para a construção de infraestruturas como hospitais, portos e aeroportos, estradas, etc.”, refere a Concorrência.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Espanha aplica multa de 200 milhões a seis construtoras por cartel durante 25 anos
{{ noCommentsLabel }}