Preços das casas dispararam 70% em Portugal desde 2010. Na UE foi 45%

Desde 2010 até ao primeiro trimestre de 2022, as rendas subiram 25% em Portugal, acima da média europeia.

Nos últimos 12 anos, os preços das casas dispararam 70% em Portugal, um ritmo bastante superior à subida de 45% registada no conjunto da União Europeia (UE), mostram os dados do Eurostat. O país fica perto do meio da tabela entre os diferentes Estados-membros, com as rendas a subirem 25% no mesmo período. A Estónia lidera nos maiores aumentos, enquanto o Chipre, Itália e Grécia tiveram descidas nos preços.

Entre 2010 e o primeiro trimestre de 2022, os preços das casas na União Europeia (UE) dispararam 45% e as rendas 17%. Estes indicadores ainda tiveram evoluções semelhantes no primeiro ano do período, mas as trajetórias divergiram significativamente a partir do segundo trimestre de 2011. Embora as rendas tenham aumentado de forma constante ao longo destes 12 anos, os preços das casas flutuaram consideravelmente.

Após uma queda acentuada entre o segundo trimestre de 2011 e o primeiro trimestre de 2013, os preços da habitação permaneceram mais ou menos estáveis ​​entre 2013 e 2014, afirma o Eurostat. Depois, houve um rápido aumento no início de 2015, uma vez que os preços da habitação aumentaram muito mais rapidamente do que as rendas.

Ao comparar o primeiro trimestre de 2022 com 2010, os preços das casas aumentaram mais do que as rendas em 19 Estados-membros da UE. Numa análise mais fina, os preços mais do que duplicaram na Estónia, Hungria, Luxemburgo, República Checa, Letónia, Lituânia e Áustria.

Evolução dos preços das casas e das rendas nos Estados-membros da UE desde 2010. | Fonte: Eurostat

Analisando os vários Estados-membros, a Estónia aparece no topo de tabela com um disparo de quase 180% nos preços das casas e nas rendas. Atrás aparece a Hungria e o Luxemburgo. No lado oposto, os preços e as rendas caíram cerca de 25% na Grécia. Destaque ainda para Itália, onde as rendas subiram cerca de 5%, mas os preços caíram cerca de 10%.

Portugal aparece a meio da tabela, mas acima da média europeia, como mostra o gráfico do Eurostat. Em território nacional, os preços das casas dispararam 70% nos últimos 12 anos e as rendas 25%.

No primeiro trimestre de 2022, diz o gabinete de estatísticas, os preços subiram 10,5% e as rendas cresceram 1,4% face ao mesmo trimestre de 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços das casas dispararam 70% em Portugal desde 2010. Na UE foi 45%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião