Calor avaria Alfa Pendular e obriga a recorrer a comboios regionais

Alfa Pendular com destino a Braga não resistiu ao calor e sucumbiu a meio da tarde na estação do Entroncamento. Passageiros tiveram de passar para dois comboios regionais para concluírem a viagem.

Os comboios estão a ter dificuldades em lidar com temperaturas em torno dos 40 graus. Pelo menos dois comboios de longo curso avariaram nesta sexta-feira no centro do país por conta do calor excessivo. As tardes de sexta-feira são um dos períodos da semana com mais passageiros.

Perto das 17h, o comboio Alfa Pendular 135, que partiu de Lisboa-Santa Apolónia, sofreu uma avaria na estação do Entroncamento. O ar condicionado deixou de funcionar e os passageiros tiveram de esperar hora e meia por dois comboios regionais para seguirem até ao destino, Braga, confirmou o ECO junto de fonte oficial da CP.

Além dos 90 minutos de atraso, o comboio vai demorar ainda mais tempo a chegar a Braga porque os passageiros seguem a bordo das automotoras da série UTE 2240, cuja velocidade máxima é de 120 km/h, menos 100 km/h do que no Alfa Pendular.

Mais ou menos à mesma hora, a 200 metros da estação de Pombal, avariou a locomotiva do comboio Intercidades 523, com destino a Porto-Campanhã. Para chegar mesmo à estação, o comboio foi empurrado por uma locomotiva diesel da Takargo.

Já em Pombal, os passageiros que puderam, seguiram no Intercidades seguinte para chegarem ao Porto. Quem não conseguiu, teve de aguardar a passagem de um outro Intercidades (525), que transportou duas locomotivas para rebocar as carruagens dos dois comboios.

O Intercidades 525 atrasou-se mais de uma hora porque transportou as duas locomotivas. Em vez disso, a CP poderia ter feito uma marcha isolada apenas com uma locomotiva, que poderia resgatar o Intercidades 523 mais rapidamente e poupar atrasos.

O comboio Intercidades 523 seguia com mais de três horas de atraso à hora em que este texto está a ser escrito. O Intercidades 525 atrasou-se mais de duas horas.

Na véspera, já tinha havido um outro problema com o Alfa Pendular: o comboio 184 ficou sem sistema de ar condicionado numa das carruagens devido ao calor excessivo.

As atuais nove unidades da frota do Alfa Pendular foram renovadas há menos de cinco anos, num investimento total de 18 milhões de euros – a décima composição está imobilizada há quase dois anos, depois do acidente de Soure.

Por causa do calor desta sexta-feira foram impostas algumas limitações temporárias de velocidades em alguns locais da rede ferroviária nacional para prevenir problemas na linha, como a dilatação excessiva dos carris.

Sempre que um comboio se atrasa entre uma hora e uma hora e 59 minutos, o passageiro tem direito à devolução de 25% do valor do bilhete; se o atraso for igual ou superior a duas horas, a devolução é de metade do preço do ingresso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Calor avaria Alfa Pendular e obriga a recorrer a comboios regionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião