Governo já nomeou 817 pessoas para os gabinetes

  • ECO
  • 11 Julho 2022

Os mais de 800 funcionários nomeados para os gabinetes do Governo custam aos cofres do Estado 35,4 milhões de euros por ano, menos 7,4 milhões que os salários brutos do Executivo anterior.

O Executivo liderado por António Costa nomeou, até à data, 817 pessoas para os seus gabinetes, o que equivale a uma despesa mensal de 2,53 milhões de euros em salários brutos repartidos pelos 18 ministérios. Por ano, o total corresponderá a 35,4 milhões de euros, menos 7,4 milhões face aos 42,8 milhões do anterior Governo, segundo cálculos feitos pelo Jornal de Notícias.

Mantendo-se estes valores, serão gastos 141,7 milhões de euros em salários para funcionários governamentais até ao final da legislatura, embora as frequentes mudanças nos gabinetes e o facto de nem todos estarem ainda completos deverem fazer os números oscilar.

A maioria dos funcionários está nos ministérios das Finanças (64), Presidência (61) e Administração Interna (61), enquanto os da Cultura (32), Ciência e Ensino Superior (33) e Saúde (39) são os que têm menos. Ao nível do peso salarial, a maior despesa é do Ministério da Presidência (201,5 mil euros por mês), seguido do gabinete do primeiro-ministro (200,2 mil euros por mês) e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (185,4 mil euros por mês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo já nomeou 817 pessoas para os gabinetes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião