Conselho da UE finaliza aprovação da entrada da Croácia na Zona Euro em 2023

  • Lusa
  • 12 Julho 2022

O Conselho da UE finalizou os atos jurídicos para a aprovação à entrada da Croácia na Zona Euro em 2023, fixando a taxa de conversão entre o euro e a kuna croata em 7,53450 kuna por um euro.

O Conselho da União Europeia (UE) finalizou esta terça-feira os atos jurídicos necessários para a aprovação final à entrada da Croácia na Zona Euro em 1 de janeiro de 2023, sendo assim o 20.º país a aderir à moeda única.

Em comunicado, a estrutura que junta os Estados-membros da UE indica que “adotou hoje (terça-feira) os três últimos atos jurídicos necessários para que a Croácia possa introduzir o euro em 1 de janeiro de 2023”, ficando assim “concluído o processo no Conselho que permitirá à Croácia tornar-se membro da área do euro e usufruir da utilização da moeda comum da UE, o euro, a partir do próximo ano”.

Citado pela nota, o ministro das Finanças da República Checa, Zbyněk Stanjura, felicita o seu homólogo “e toda a Croácia por se tornar no 20.º país a aderir à área do euro”, vincando que “a adoção do euro não é uma corrida, mas uma decisão política responsável”. “A Croácia cumpriu com êxito todos os critérios económicos exigidos e passará a pagar em euros a partir de 01 de janeiro de 2023”, conclui Zbyněk Stanjura, em representação do Conselho.

Um dos atos jurídicos adotados esta terça-feira fixa a taxa de conversão entre o euro e a kuna croata em 7,53450 kuna por um euro, o que corresponde à taxa central da kuna em vigor no mecanismo de taxas de câmbio.

A cerimónia de assinatura da adesão da Croácia à Zona Euro aconteceu esta terça-feira, em Bruxelas, no final da reunião dos ministros das Finanças da UE (Ecofin).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conselho da UE finaliza aprovação da entrada da Croácia na Zona Euro em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião