Ray Human Capital e portuguesa BBDM passam a ser Ray-BBDM. Bruno Braz assume liderança

A fusão entre as empresas pretende criar uma "proposta de valor única" e integrada no mercado português, em antecipação de mudanças iminentes no mercado de trabalho. Bruno Braz vai liderar a Ray-BBDM.

A Odgers Berndtson, empresa global de executive search, leadership advisory e organizational consulting, acaba de anunciar a fusão da sua empresa de recrutamento e assessment de talento Ray Human Capital (RHC) com a portuguesa BBDM, empresa de tecnologia e consultoria em RH. A nova Ray-BBDM vai ser liderada por Bruno Braz, anterior sócio da BBDM, que passará também a integrar o management team do Grupo Odgers Berndtson em Portugal. A empresa não revela o valor desta operação. Concentração não deverá dar lugar a cortes na estrutura. Este ano é já esperado um crescimento superior a 40% ao nível de volume de negócios.

“A fusão entre Ray Human Capital e a BBDM é o corolário de uma relação de parceria que as duas empresas têm vindo a desenvolver em alguns clientes nos últimos anos, na resposta à necessidade do mercado em implementar soluções mais integradas e mais eficazes de atração e retenção do seu talento crítico. Costumamos dizer que foi o mercado que nos juntou. O que agora estamos a fazer é a formalização de algo que emergiu naturalmente como uma necessidade dos nossos clientes”, comenta Luís Sítima.

“Hoje, mais do que nunca, ter a pessoa certa, no sítio certo, no momento certo e gerida da forma certa, faz toda a diferença. A atração, retenção e desenvolvimento de talento são ‘a’ prioridade na agenda dos negócios. E com as crescentes incertezas e disrupções de mercado, será ainda mais. A guerra por talento será mais global, os ciclos estratégicos serão mais curtos, as organizações serão mais ágeis, as funções serão mais complexas e os processos e decisões de gestão de pessoas serão mais assentes em tecnologia e analytics. Criar um player com competências para responder a todos estes desafios é, na nossa opinião, não só oportuno, como absolutamente necessário“, acrescenta o managing partner da Odgers Berndtson.

Luís Sítima, managing partner da Odgers Berndtson.

No ano em que a Ray Capital assinala 30 anos em Portugal junta-se agora à BBDM Consulting Services numa operação que pretende unir a tecnologia ao legado da consultora de RH, para criar um dos principais players do mercado nas áreas da talent acquisition, assessment, HR tech consulting.

Win-win. Reputação e conhecimento tecnológico

Com competências complementares — a Odgers Berndtson espera unir a experiência de mais de 30 anos da Ray Human Capital no recrutamento e desenvolvimento em posições de direção intermédia, com os conhecimentos de posições tecnológicas da BBDM –, a consolidação será ainda benéfica para a equipa de profissionais, permitindo maiores investimentos em tecnologia e uma maior especialização, indo ao encontro das exigências e desafios de um mercado de talento cada vez mais complexo, argumenta a empresa.

“Estamos certos de que as competências diferenciadoras que passamos a ter, complementadas com uma oferta única do Grupo Odgers Berndtson à escala global ao nível do leadership advisory e organizational consulting colocarão à disposição dos nossos clientes uma experiência e um portefólio de soluções sem igual no nosso mercado”, afirma Luís Sítima.

As duas empresas têm ainda carteiras de clientes complementares, permitindo a fusão promover e alargar o portefólio de soluções a uma base mais ampla de empresas no mercado, refere.

A guerra por talento será mais global, os ciclos estratégicos serão mais curtos, as organizações serão mais ágeis, as funções serão mais complexas e os processos e decisões de gestão de pessoas serão mais assentes em tecnologia e analytics. Criar um player com competências para responder a todos estes desafios é, na nossa opinião, não só oportuno, como absolutamente necessário.

Luís Sítima

Managing partner da Odgers Berndtson

As empresas passam a apresentar-se e abordar o mercado como Ray-BBDM, parte integrante do grupo multinacional, Odgers Berndtson. “Mas a essência mantém-se”, alerta Luís Sítima. “Passamos a fazer parte de um grupo mais alargado, com mais tempo de história em Portugal e forte presença internacional, mas continuamos a apresentar as nossas competências e a experiência acumulada em projetos diferenciadores como talent acquisition, assessment, HR tech consulting.”

A liderança executiva da Ray-BBDM será assumida por Bruno Braz, anterior sócio da BBDM, que passará também a integrar o management team do Grupo Odgers Berndtson em Portugal.

“Objetivo da fusão não passa pela otimização de custos”

Ao nível das pessoas, a empresa rejeita qualquer tipo de reestruturação ou redução de quadros. “Muito pelo contrário”, atira o managing partner da Odgers Berndtson. “O objetivo da fusão não passa pela otimização de custos, mas por captação de sinergias de mercados e expertise, no sentido de explorar novas soluções e crescer. Estamos em fase de grande crescimento, a equipa está a crescer e estamos a contratar mais pessoas.”

Instado a precisar o número de contratações, clarifica: “No grupo Odgers Berndton prevemos a contratação de quatro pessoas, incluindo para a Ray-BBDM.”

Luís Sítima encara a fusão também como uma “extraordinária oportunidade de desenvolvimento individual” para os colaboradores, não só pela partilha de experiências entre ambas as empresas e pela possibilidade de desenvolverem novas competências em novas soluções, como também por passarem a fazer parte do Grupo Odgers Berndtson, com uma exposição mais global, com presença em 33 países.

Este ano, é esperado já um crescimento superior a 40%. E há planos para continuar a crescer a dois dígitos os próximos anos. “Costumamos dizer que o nosso crescimento é proporcional à importância que as organizações dão à gestão do seu talento. E estamos certos de que nos próximos anos esta será cada vez mais relevante na agenda dos nossos líderes. Por isso, estamos muito confiantes, otimistas e entusiasmados com o futuro”, assegura.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ray Human Capital e portuguesa BBDM passam a ser Ray-BBDM. Bruno Braz assume liderança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião