Fogos em Ourém em resolução. Circulação restabelecida na A1 e IC8 em Leiria

  • Lusa
  • 13 Julho 2022

O incêndio em Freixianda e o de Espite, ambos no concelho de Ourém, entraram em resolução às 3h21 e às 00h54, respetivamente. A circulação nos troços da A1 e do IC2 em Leiria já foi restabelecida.

Os dois incêndios que lavravam no concelho de Ourém, em Espite e em Freixianda, estão em resolução desde esta madrugada, mas ainda mobilizam mais de 700 operacionais, disse à Lusa fonte da proteção civil.

O incêndio em Freixianda entrou em resolução às 3h21 e o de Espite à 00h54, informou fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O alerta para as chamas em Cumeira, Espite, tinha sido dado na terça-feira ao início da tarde. No local permanecem mais de 200 operacionais, apoiados por mais de 60 viaturas.

Em Cumeada, Freixianda, mantêm-se no local mais de 500 operacionais, apoiados por quase 170 viaturas, para os trabalhos de consolidação de um incêndio cujo alerta foi dado na quinta-feira, a meio da tarde.

Quase dois mil operacionais combatem dezenas de fogos em Portugal continental, com Leiria a ser o distrito mais atingido pelas chamas.

Circulação restabelecida na A1 e IC8 no distrito em Leiria, IC2 ainda cortado

A circulação rodoviária nos troços da A1 e do IC2 no distrito de Leiria, cortada devido aos incêndios que lavram na região, foi restabelecida esta madrugada, disse à Lusa fonte da proteção civil.

O incêndio na Caranguejeira tinha obrigado ao corte da Autoestrada 1 (A1) em ambos sentidos, entre Pombal e Fátima, assim como ao encerramento do Itinerário Complementar (IC) 2, em Leiria, e do IC8, entre Pombal e Ansião.

O troço da A1 foi reaberto pouco depois da 1h30, enquanto a circulação rodoviária no IC8 foi restabelecida pelas 4h, informou fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. A mesma fonte adiantou que o troço do IC2 em Leiria continua cortado.

Fogo em Pombal era o que mais preocupava os bombeiros às 7h00

O incêndio que deflagrou na sexta-feira em Vale da Pia, no concelho de Pombal, distrito de Leiria, era às 7h00 desta quarta-feira o fogo que mais preocupava os bombeiros, segundo o comandante Paulo Santos, da proteção civil.

“A esta hora há vários incêndios que preocupam os bombeiros. Temos dois em Leiria, um em Vale da Pia, que tem 469 operacionais, com 129 veículos, e o da Caranguejeira que está a ser combatido por 358 operacionais, com 108 veículos”, disse à Lusa o comandante Paulo Santos.

Num ponto de situação feito à Lusa cerca das 7h00, o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), destacou também o incêndio que deflagrou em Gambelas, na freguesia de Montenegro, no distrito de Faro, às 23h30 e que mobilizava 172 operacionais, com o apoio de 64 veículos.

“Preocupam igualmente os incêndios da Cumeada e Espite, no concelho de Ourém, que estão em fase de resolução desde as 03:00. Nestes locais que têm uma vasta área e vários pontos quentes, permanecem fortes dispositivos. Durante a noite ocorreram várias reativações, mas não temos informação de feridos durante a noite”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fogos em Ourém em resolução. Circulação restabelecida na A1 e IC8 em Leiria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião