S&P 500 e Dow Jones no “vermelho” com dados da inflação

O S&P 500 e o Dow Jones terminaram a sessão no "vermelho", numa altura em que os dados da inflação sugerem uma subida mais agressiva das taxas de juro por parte da Fed. Nasdaq escapa às perdas.

Os principais índices norte-americanos fecharam a sessão mistos, numa altura em que os dados divulgados esta quarta-feira relativos à inflação abrem a porta a um maior endurecimento da política monetária por parte da Reserva Federal norte-americana (Fed) e alimentam os receios de uma possível recessão.

O S&P 500 desvalorizou 0,38% para 3.804,26 pontos, enquanto o industrial Dow Jones recuou 0,58% para 30.801,51 pontos. Em contrapartida, o tecnológico Nasdaq escapou às perdas, ao subir 0,04% para 11.268,8 pontos.

Este desempenho acontece no dia em que foi divulgado o Livre Bege da Fed, no qual o banco central alerta que a economia norte-americana está a abrandar e há um risco crescente de uma recessão. “Alguns distritos reportaram sinais crescentes de abrandamento da procura e os contactos em cinco distritos sublinharam receios em relação ao aumento do risco de uma recessão”, aponta o relatório, acrescentando que a maioria das empresas “espera que as pressões dos preços persistam pelo menos até final do ano”.

De acordo com a Fed, a maior economia do mundo cresceu a um ritmo modesto entre maio e julho. Esta quarta-feira foi divulgado que a taxa de inflação nos EUA acelerou para 9,1% em junho, impulsionada pelos preços da gasolina, comida, rendas e outros itens. O presidente dos EUA admite que os números estão “inaceitavelmente altos”, mas sublinha que estes dados estão “desatualizados” perante a recente queda dos preços dos combustíveis.

Estes dados aumentam os receios de que seja necessário uma subida mais agressiva das taxas de juro por parte da Fed, sendo que alguns analistas antecipam que o banco central poderá mesmo subir as taxas de juro em 100 pontos base na próxima reunião, marcada para o final do mês, para conter a inflação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

S&P 500 e Dow Jones no “vermelho” com dados da inflação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião