Preços na produção industrial disparam 25,7% em junho

Forte subida dos custos da energia e dos bens intermédios justificam forte subida dos preços, para novo recorde, segundo o Instituto Nacional de Estatística.

Os preços na produção industrial dispararam 25,7% em junho face ao mesmo mês de 2021, para 134,01 pontos. A forte subida dos custos da energia e dos bens intermédios justificam este aumento e atiram este índice para um novo recorde, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De forma isolada, os custos da energia cresceram 63,6% face a junho de 2021. Nos bens intermédios, a subida foi de 22,3%, enquanto os bens de consumo e os bens de investimento somaram, respetivamente, 13% e 5,3%.

Mesmo sem as componentes da energia e dos bens intermédios, o índice de preços na produção industrial teria subido 10,9% em junho, assinala o INE.

Ainda na área da energia, a secção de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio registou uma taxa de crescimento homólogo de 29,6% face ao mesmo mês de 2021.

Na variação face a maio de 2022, os preços na produção industrial cresceram 2,5% em junho, subida mais significativa face aos 1,6% de maio de 2022. Os custos com energia aumentaram 7,5% face a maio de 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços na produção industrial disparam 25,7% em junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião