Candidaturas abertas às Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência

Desde a sua criação, em 2004, este prémio já galardoou mais de 61 jovens investigadoras em Portugal.

As candidaturas para a 19.ª edição das Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência já estão abertas. A iniciativa vai distinguir quatro cientistas, atribuindo a cada uma a sua “Medalha de Honra”, bem como um cheque de 15 mil euros. Desde a sua criação, em 2004, este prémio já galardoou mais de 61 jovens investigadoras em Portugal.

“Podem candidatar-se todas as doutoradas que tenham obtido o grau de doutoramento há menos de cinco anos até à data de abertura do concurso e que não completem, até ao final do ano em curso, mais de 35 anos. As investigadoras com filhos podem solicitar a extensão de idade até um ano por cada filho. Ou seja, uma investigadora com 36 anos e com um filho pode candidatar-se à bolsa de investigação, bem como com 37 anos e dois filhos”, lê-se em comunicado.

A iniciativa distingue quatro cientistas, atribuindo a cada uma um prémio de 15 mil euros, que tem como objetivo ajudar a prosseguir projetos originais, que possam abrir novos horizontes e vias de investigação nas áreas da saúde e do ambiente.

As candidaturas, com propostas originais de investigação científica, devem ser submetidas até 16 de setembro de 2022, através do website da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O programa português inspira-se na iniciativa Internacional L’Oréal-UNESCO For Women in Science, lançado em 1998, que reconhece projetos de investigação originais e promissores e destaca a importância das mulheres na ciência. No seu conjunto, as várias iniciativas da L’Oréal, em prol de uma ciência mais justa e equitativa, já apoiaram mais de 3.200 investigadoras de 117 países, na sua maioria jovens, mas também cientistas consagradas, entre as quais Elizabeth H. Blackburn e Ada Yonath, ambas reconhecidas com o Prémio Nobel da Medicina e da Química em 2009.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Candidaturas abertas às Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião