Aeroporto londrino de Luton suspende voos devido ao calor extremo

  • Lusa
  • 18 Julho 2022

“Depois das altas temperaturas de hoje, foi identificado um defeito na superfície da pista”, segundo empresa que gere o aeroporto. Voos foram entretanto retomados.

O aeroporto britânico de Luton, no norte de Londres, foi esta segunda obrigado a suspender os voos – partidas e chegadas – devido aos danos provocados sobre uma parte da pista devido às temperaturas elevadas. Após várias horas de interrupção e trabalhos na pista, que começaram pelas 15:00 (hora de Lisboa), os voos foram retomados por volta das 18:05, informou o aeroporto.

“Depois das altas temperaturas de hoje, foi identificado um defeito na superfície da pista”, disse a infraestrutura aeroportuária em comunicado, antes de resolver a situação. Tanto a Easyjet como a Ryanair, as companhias aéreas de baixo custo que se são as principais utilizadoras de Luton, foram forçadas a desviar alguns dos seus voos para outros aeroportos ingleses.

A Easyjet especificou que as suas ligações com Belfast (Irlanda do Norte), Milão (Itália) e Palma de Maiorca (Espanha) “infelizmente” não tinham “capacidade para operar”, segundo a BBC. Por seu lado, a Ryanair salientou que não teve de cancelar voos, mas sim desviá-los para o aeroporto de Stansted. Além disso, o Ministério da Defesa britânico informou que teve de usar aeroportos alternativos para os seus aviões depois de o asfalto da pista da base aérea de Brize Norton, perto de Londres, ter derretido.

A agência meteorológica britânica emitiu esta segunda o seu primeiro alerta vermelho devido ao calor, que levou à quebra do recorde histórico de temperatura máxima no País de Gales, com 37,1 graus celsius. A população foi recomendada a não sair de casa, a menos que seja essencial, e evitar viajar de comboio e de automóvel.

Em Londres, várias linhas de metro tiveram que ser suspensas devido a problemas nos carris, e a maioria das empresas ferroviárias está a operar com serviços reduzidos na maior parte das viagens. O tráfego automóvel caiu cerca de 10% nas principais cidades britânicas em comparação com os números semana passada, de acordo com a BBC. Espera-se que as temperaturas subam até aos 41 graus celsius na terça-feira, o que representaria um recorde histórico no Reino Unido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aeroporto londrino de Luton suspende voos devido ao calor extremo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião