Gás natural volta a disparar. Soma mais de 14%

O preço coloca-se desta forma em máximos de 8 de março, o segundo dia em que foram atingidos preços mais altos desde que a guerra na Ucrânia começou.

O gás natural está a subir 14,37% para os 202 euros por megawatt-hora (MWh), disparando pelo segundo dia consecutivo. O preço coloca-se desta forma em máximos de 8 de março, o segundo dia em que foram atingidos preços mais altos desde que a guerra na Ucrânia começou.

Já esta segunda-feira o contrato com entrega para agosto do holandês TTF, a referência na Europa, subiu cerca de 10%, até aos 176 euros por MWh. Esta subida aconteceu depois de a empresa estatal russa Gazprom informar que parou de funcionar mais uma turbina no gasoduto Nord Stream 1, um gasoduto que liga a Rússia à Alemanha e que tem estado debaixo de holofotes pela diminuição dos fluxos para o Velho Continente, que têm colocado preocupações do ponto de vista da segurança energética. Isto significou uma redução de 50% face aos volumes que estavam a circular no gasoduto, que ficaram reduzidos a 20% do total da capacidade.

Esta terça-feira foram também recebidos desenvolvimentos importantes no universo do gás, na medida em que foi aprovada, embora com algumas alterações, a proposta apresentada pela Comissão Europeia, no passado dia 20 de julho, para condicionar o consumo de gás na Europa, de forma a promover a segurança de abastecimento para o inverno.

Vários países, incluindo Portugal, opuseram-se à proposta de Bruxelas. Lisboa considerou-a inadequada ao contexto do país, dado o período atual de seca, que prejudica a produção de eletricidade a partir de fonte hídrica e torna o país mais dependente de gás, mas também tendo em conta as fracas interligações com a Europa e, finalmente, o uso mais frequente do gás para a indústria do que para consumo doméstico, tornando mais difícil a redução inicialmente proposta de 15%.

A proposta aprovada esta terça-feira acomodou exceções que foram ao encontro das questões levantadas por Portugal, de acordo com o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro.

(Notícia atualizada Às 16:21 com novas cotações do gás e a referência a aprovação das medidas europeias)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gás natural volta a disparar. Soma mais de 14%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião