Lucros da Endesa caem 12% para os 734 milhões

Se considerada a venda parcial do negócio da mobilidade elétrica, o EBITDA cresceu 17% e o lucro líquido consolidado aumentou 10%.

A Endesa obteve um lucro líquido ordinário de 734 milhões de euros entre janeiro e junho, menos 12% que no período homólogo. Uma quebra que justifica com um “ambiente macroeconómico e energético em deterioração”.

O EBITDA foi de 1.950 milhões de euros, mais 4% face ao semestre anterior, sustentado pela melhoria do negócio da produção, indica a empresa no comunicado enviado às redações. “Esta melhoria compensou o ambiente de preços desafiante que afeta o negócio de retalho”, acrescenta a Endesa. No entanto, se considerada a venda parcial do negócio da mobilidade elétrica, o EBITDA cresceu 17% e o lucro líquido consolidado aumentou 10%, explica a Endesa.

Apesar da redução no lucro, a energética reitera os objetivos financeiros para o ano, tendo em conta “o crescimento significativo” da base de clientes no mercado livre e “a força” do modelo empresarial verticalmente integrado. A empresa atraiu um milhão de novos clientes domésticos e comerciais no mercado livre em comparação com junho de 2021, atingindo os 6,6 milhões.

O investimento no período totalizou 926 milhões de euros, em comparação com 744 milhões de euros entre janeiro e junho de 2021, dos quais mais de 70% foram destinados às energias renováveis e à rede de distribuição.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros da Endesa caem 12% para os 734 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião