Wall Street em alta pelo segundo dia com investidores a superarem receios com a recessão

Investidores acreditam que a desaceleração económica poderá levar a Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) a pôr fim à política agressiva de aumento dos juros.

As bolsas de Nova Iorque encerraram em terreno positivo, pelo segundo dia consecutivo, mesmo depois de o PIB norte-americano ter encolhido pelo segundo trimestre consecutivo. Os investidores acreditam que a desaceleração económica poderá levar a Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) a pôr fim à política agressiva de aumento dos juros.

O índice de referência financeiro, S&P 500, somou 1,21% para 4.072,15 pontos, acompanhado pelo industrial Dow Jones que avançou 1,03% para 32.529,63 pontos. Pelo mesmo caminho seguiu o tecnológico Nasdaq ao valorizar 1,08% para 12.162,59 pontos. Todas as principais médias de desempenho estão a caminho de uma semana vencedora e do melhor mês de 2022, diz a CNBC.

O crescimento económico dos Estados Unidos caiu 0,9% no segundo trimestre, informou o Bureau of Economic Analysis, esta quinta-feira. O PIB do primeiro trimestre caiu 1,6%. Após breves quedas depois de ter sido conhecido o relatório do PIB, os investidores afastaram os receios de que as tentativas da Fed de controlar os preços em alta levariam a uma recessão da economia.

“Embora esteja certamente no lado negativo das estimativas, é preciso ter em mente que uma queda de 1% é relativamente pequena e apoia a ideia de que qualquer ambiente recessivo será ligeiro“, diz Mike Loewengart, diretor administrativo da E-Trade, citado pela CNBC.

“A Fed deixou claro que controlar a inflação é a sua principal prioridade, então é improvável que mude de rumo devido a outro trimestre negativo, embora o relatório de hoje possa parecer contraditório aos comentários de Powell sobre a recessão”, acrescentou.

No mercado de ações, a Amazon valorizou 1,08% para 122,28 dólares, depois de ter superado as expectativas dos investidores ao reportar 121 mil milhões de dólares (119,2 mil milhões de euros) em vendas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street em alta pelo segundo dia com investidores a superarem receios com a recessão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião