Países ricos falharam meta de apoio climático de 100 mil milhões para países mais pobres

Segundo a OCDE, os países ricos disponibilizaram cerca 83 mil milhões de dólares em 2020 para ajudar as nações mais pobres e afetadas pelas alterações climáticas.

Os países ricos não cumpriram a promessa de ajudar com 100 mil milhões de dólares (98,47 mil milhões de euros) os países mais pobres a enfrentar os prejuízos resultantes das alterações climáticas. De acordo com um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), citado esta sexta-feira pela Reuters, foram disponibilizados 83,3 mil milhões de dólares (cerca de 81,95 mil milhões de euros), em 2020, menos 16,7 mil milhões de dólares, ou 16,43 mil milhões de euros, do que o valor a que se comprometeram entregar, em 2009.

De acordo com a OCDE, os 83,3 mil milhões de dólares mobilizados em 2020 ficaram acima dos 79,9 mil milhões de dólares registados em 2018. A maior parte desse dinheiro assume a forma de empréstimos.

Segundo a agência noticiosa, a falha não é, no entanto, uma surpresa, uma vez que os países desenvolvidos já admitiram que essa meta só poderia ser concretizada a partir de 2023 — algo que só será confirmado em 2024, uma vez que, para a elaboração do relatório, a OCDE baseia-se em dados das Nações Unidas que só são processados de dois em dois anos.

Os dados surgem meses antes da próxima conferência das Nações Unidas sobre as alterações climáticas (COP27) que este ano acontece em novembro, no Egito. O evento anual é, tipicamente, uma oportunidade para serem agravadas as pressões sobre os países para que sejam feitos mais esforços de reduzir as emissões de carbono e limitar o aquecimento do planeta em 1,5 graus Celsius até 2050, tal como pede o Acordo de Paris.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Países ricos falharam meta de apoio climático de 100 mil milhões para países mais pobres

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião