EDP Brasil aumenta preços em 11,5% no estado Espírito Santo
Com a subida dos preços para os consumidores no estado brasileiro, a EDP Espírito Santo prevê uma receita bruta de 1.409 milhões de reais (cerca de 266 milhões de euros).
A EDP Espírito Santo (EDP ES) vai totalizar uma receita bruta de 266 milhões de euros, após a revisão das tarifas, aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com um aumento de 11,5% para os consumidores, anunciou a empresa esta terça-feira.
De acordo com a informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), as novas tarifas, com um aumento homólogo de 11,5% para os consumidores naquele estado brasileiro, “representam para a EDP ES uma receita regulada bruta de 1.409 milhões de reais” (aproximadamente 266 milhões de euros).
A ANEEL aprovou a revisão periódica da EDP ES, que vai ser aplicada em 7 agosto.
O processo de revisão tarifária ocorre a cada três anos e tem em conta os custos regulatórios passíveis de gestão, como os operacionais e os de capital.
Segundo a mesma nota, os não passíveis de gestão consideram a energia comprada a sociedades de geração, transporte de energia, encargos setoriais e ajustes financeiros e são atualizados “com base na variação de preços verificada nos 12 meses anteriores e na projeção para os 12 meses subsequentes”.
A base de remuneração líquida é de 3.790 milhões de reais, valor que compara com os 2.580 milhões de reais verificados no período anterior. “Os investimentos realizados no período tarifário foram considerados eficientes e reconhecidos praticamente na sua integralidade pela ANEEL”, apontou. A taxa de retorno sobre os ativos é de 7,15%.
Para as perdas técnicas, o índice regulatório foi definido em 7,18%, acima dos 7,06% do período homólogo, e para as perdas não técnicas, na baixa tensão, o índice regulatório é de 11,80%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP Brasil aumenta preços em 11,5% no estado Espírito Santo
{{ noCommentsLabel }}