Ibersol ganha até 160 milhões de euros com venda dos restaurantes Burger King

Grupo de restauração fechou acordo de alienação dos restaurantes Burger King em Portugal e Espanha à Restaurant Brands Iberia, prevendo uma mais-valia de até 160 milhões de euros.

A Ibersol já assinou com a Restaurant Brands Iberia o contrato de compra e venda das duas empresas que operam os restaurantes Burger King em Portugal e Espanha, anunciou a cotada portuguesa num comunicado enviado à CMVM. A Ibersol sobe mais de 7% na bolsa de Lisboa com a notícia de que a venda, na melhor das hipóteses, resultará numa mais-valia de cerca de 160 milhões de euros “nas contas consolidadas” da empresa.

“A Ibersol informa que, tendo sido iniciado um novo processo de negociação, foi hoje [terça-feira] celebrado um contrato de compra e venda de ações respeitante à alienação à BK Portugal e à Burger King Spain (sociedades controladas pela Restaurant Branda Iberia) das ações representativas da totalidade do capital social, respetivamente, da Iber King Restauração e da Lurca, sociedades que operam os restaurantes da insígnia Burger King em Portugal e Espanha”, informa a nota.

De acordo com a Ibersol, o acordo avalia as empresas em 259,7 milhões de euros (enterprise value), “numa base de cash and debt-free, estando parte do preço (no valor de 15,5 milhões de euros) sujeita à verificação de condições relacionadas com a evolução futura do EBITDA [lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações] e/ou geração de cash flows“.

A Ibersol admite que também vai transferir “alguns ativos para o perímetro da transação, no valor global de 6,6 milhões de euros”, sendo que “alguns ativos imobiliários detidos pela Iber King” passam também “para outras entidades do Grupo Ibersol, no valor global de 8,4 milhões de euros”.

A operação ainda está sujeita à “verificação de um conjunto de condições suspensivas”, entre as quais se destaca a aprovação final da Autoridade da Concorrência. “Pressupondo que o valor máximo do preço é integralmente recebido, a transação resulta numa mais-valia de aproximadamente 160 milhões de euros nas contas da Ibersol”, informa a empresa, que seguia a valorizar 7,51% na abertura da bolsa, para 6,30 euros por ação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ibersol ganha até 160 milhões de euros com venda dos restaurantes Burger King

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião