Escassez de carros muda negócio das gestoras de frotas

  • ECO
  • 9 Agosto 2022

Prolongamento da vigência dos contratos por mais um ano, novos contratos de renting de usados e compra de marcas e veículos alternativos são algumas das soluções que o setor está a aplicar.

O negócio das gestoras de frotas está a mudar significativamente devido à falta de novos veículos. Entre as novas soluções, está o prolongamento dos prazos dos contratos com os clientes, por não terem carros novos para substituir, ou novos contratos de renting (aluguer de veículos de longa duração) sobre carros com idade até três anos, chegando a fazer dois ou três contratos com o mesmo automóvel, noticia o Dinheiro Vivo (acesso livre), citando fonte do setor.

De acordo com o secretário-geral da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), Roberto Gaspar, este tipo de contratos de usados eram pouco habituais antes da escassez de carros novos e que eram as gestoras de frotas que alimentavam o negócio da venda dos seminovos, fornecendo os retalhistas, que, face à falta de oferta, não estão a ter produto nesta faixa de idades para revenda.

Além disso, Roberto Gaspar aponta que é mais difícil negociar contratos de aquisição vantajosos com os fabricantes. “Quando havia muita oferta, estes operadores tinham mais poder negocial, porque compravam em quantidade e conseguiam assim bons descontos. Agora, que há mais procura, são os fabricantes que ditam as regras. Há casos de algumas marcas que cancelam encomendas das gestoras de frotas, que, se quiserem fazer um novo contrato, pagam preços mais elevados”, explica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Escassez de carros muda negócio das gestoras de frotas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião