Wall Street animada após revisão em baixa da inflação

Inflação nos EUA aumentou 8,5% em julho, uma revisão em baixa das estimativas iniciais, bem como um valor inferior ao registado em junho. S&P 500 sobe 1,72% com dez setores em alta.

A bolsa de Nova Iorque abre a sessão desta quarta-feira em terreno positivo, após a inflação dos Estados Unidos aumentar para 8,5% em julho, um valor abaixo do previsto inicialmente, e inferior aos 9,1% registados em junho, avançam dados do Gabinete de Estatísticas Laborais dos Estados Unidos (BLS).

Enquanto o índice de referência S&P 500 sobe 1,72% para os 4.193,42 pontos, o industrial Dow Jones segue na mesma direção com um avanço de 1,34% para os 33.214,98 pontos. Já o índice tecnológico Nasdaq dispara 2,46% para os 13.327,69 pontos.

Em junho, os EUA registaram uma inflação de 9,1%, sendo que os economistas antecipavam agora que este indicador aliviasse para os 8,7% em julho. Contudo, os mais recentes dados do índice de preços no consumidor dos EUA apontam para uma taxa de 8,5%, impulsionada por uma queda nos preços dos combustíveis, e um aumento nos preços dos alimentos e das rendas.

A inflação nos EUA permanece em máximos dos últimos 40 anos.

Portugal registou a taxa de inflação mais elevada dos últimos 30 anos, com o índice de preços no consumidor a atingir os 9,1% em julho. No que toca ao índice harmonizado de preços no consumidor, Portugal registou no mês passado uma taxa anual de 9,4%, ficando acima da Alemanha (7,5%), Itália (7,8%) e Zona Euro (8,9%). No entanto, este indicador ficou aquém dos valores registados em Espanha (10,8%). A contribuir para a inflação portuguesa esteve o aumento dos preços da comida, habitação e energia, hotéis e restaurante e transportes.

Após entrar no pódio das quedas percentuais do S&P 500 na sessão da passada terça-feira, a Norwegian Cruise Line Holdings inverteu a tendência ao valorizar 7,27% para os 12,98 dólares por ação, superada apenas pela operadora americana de casinos, Caesars Entertainment, com ganhos de 8,22% para os 49,89 por ação. Dez dos onze principais setores do S&P 500 estão em alta, sendo de destaque o setor das matérias-primas e o setor bancário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street animada após revisão em baixa da inflação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião