Volume de negócios nos serviços abranda para 22,5% no segundo trimestre

  • Lusa
  • 10 Agosto 2022

Em junho, o volume de negócios nos serviços registou um crescimento homólogo nominal de 19,6%, contra um aumento de 24,2% no mês anterior, o que traduz um abrandamento de 4,6 pontos percentuais.

O volume de negócios nos serviços passou de um aumento homólogo nominal de 27,8% no primeiro trimestre para uma subida de 22,5% no segundo trimestre deste ano, anunciou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em junho, o volume de negócios nos serviços registou, por sua vez, um crescimento homólogo nominal de 19,6%, contra um aumento de 24,2% no mês anterior, o que traduziu “um abrandamento de 4,6 pontos percentuais (p.p.) face ao observado em maio”, esclareceu aquela entidade.

Quanto ao índice não ajustado de sazonalidade e de efeitos de calendário, o INE adiantou que aumentou em termos homólogos 19,9% em junho, contra 26,7% no mês anterior. É referido ainda que no mês de junho todas as secções apresentaram “taxas de variação positivas”, apesar de inferiores às registadas em maio deste ano.

Neste sentido, o comércio por grosso, comércio e reparação de veículos automóveis e motociclos, apresentou o maior contributo (8,9 p.p.) para o aumento total, originado pela subida homóloga de 14,7%, embora tenha representado uma desaceleração de 2,9 p.p. face a maio.

Quanto ao alojamento, restauração e similares, o INE refere que aumentou 54,2%, contra 64,6% no período anterior, tendo contribuído com 3,8 p.p. para a variação do índice agregado.

Entretanto, os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas ajustado de efeitos de calendário apresentaram aumentos homólogos de 7,7%, 8,2% e 7,3%, respetivamente, contra subidas de 8,1%, 10,1% e 10,7% em maio, pela mesma ordem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Volume de negócios nos serviços abranda para 22,5% no segundo trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião