Creche gratuita no privado só a partir de janeiro

  • ECO
  • 19 Agosto 2022

As crianças nascidas depois de 1 de setembro de 2021 que não tiverem vaga nas IPSS vão poder usufruir da gratuitidade no setor privado, contudo, apenas a partir de janeiro de 2023.

A partir de setembro, as crianças nascidas depois de 1 de setembro de 2021 vão ter acesso a creche gratuita nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). No privado, no entanto, a medida apenas vai arrancar a partir de 1 de janeiro, avança o Público (acesso condicionado).

Este atraso deve-se ao facto de ainda estarem a decorrer as negociações com a Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular, de forma a incluir crianças que vão ficar sem lugar nas IPSS, pelo que o financiamento só começará “a partir de janeiro”, explicou a presidente da associação, ao mesmo jornal.

O Estado vai pagar 460 euros por mês por cada criança junto das IPSS. Contudo, como o financiamento apenas arrancará em janeiro, até lá os pais terão de suportar o custo das creches privadas e, para usufruírem da gratuitidade a partir do início de 2023, terão de comprovar que o filho não teve vaga no setor social, afirma a presidente da associação Susana Batista. “Não sei se [o apoio estatal] será retroativo“, diz.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Creche gratuita no privado só a partir de janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião