Preço grossista da eletricidade no mercado ibérico aproxima-se de máximo histórico

Os preços da eletricidade no mercado grossista ibérico continuam a subir, e atingem esta quarta-feira os 436,25 euros por megawatt-hora, numa altura em que o gás encarece nos mercados internacionais.

O preço da eletricidade no mercado grossista, isto é, onde os produtores de eletricidade a vendem aos comercializadores, vai chegar a uma média de 436,25 euros por megawatt-hora (euros/MWh) no mercado ibérico, esta quarta-feira, dia 24 de agosto, tendo em conta o impacto do mecanismo ibérico. Este preço voltam desta forma a máximos de início de março, pouco após o estalar da guerra entre Rússia e Ucrânia, quando o mecanismo ainda não estava em vigor.

Este número resulta da soma do preço médio diário da eletricidade no mercado grossista ibérico para esta quarta-feira, que será de 186,95 euros/MWh, com o custo do mecanismo ibérico da eletricidade, cuja média vai ascender a 249,3 euros/MWh no mesmo dia.

Os 436,25 euros/MWh que resultam da soma destas parcelas, pagos pelos consumidores que beneficiam do mecanismo ibérico, são o valor mais alto desde 9 de março, quando se registaram 472,97 euros/MWh. O recorde histórico foi batido a 8 de março, quando o preço médio diário grossista marcou os 542,78 euros/MWh em Portugal. Todos estes dados estão disponíveis na página do OMIE, o operador do mercado de contratação de eletricidade para o dia seguinte no Mibel, e do OMIP, o operador português do mercado elétrico.

É importante notar que estes preços não afetam diretamente a conta da luz dos consumidores que têm contrato a preço fixo, o tipo de contrato que é comum entre clientes domésticos. Estes custos só podem de alguma forma ser repercutidos na fatura da luz se forem tidos em conta pelo comercializador na hora de renovar o contrato com o cliente, se o cliente fizer um novo contrato com um novo comercializador ou se o contrato estiver indexado ao mercado grossista.

O mecanismo ibérico da eletricidade subsidia os produtores de eletricidade a partir de gás de forma a que esta eletricidade seja vendida a um preço inferior aos comercializadores, e favoreça desta forma o preço médio praticado no mercado grossista. O mecanismo está em vigor desde 15 de junho, e o encargo com o subsídio vai ser pago pelos consumidores que dele beneficiem, isto é, aqueles com contratos indexados ao mercado grossista ou os clientes com contrato a preço fixo que o tenham assinado ou renovado desde o dia 26 de abril, o dia em que o mecanismo foi anunciado e começou a ter um efeito de alívio na negociação grossista.

Embora o mecanismo ibérico some ao preço médio diário 249,3 euros/MWh, caso este não existisse, o preço médio diário no mercado ibérico ascenderia aos 502,11 euros/MWh, pois aos 186,95 euros que se registam de preço médio diário na quarta-feira teriam de se adicionar os 315,16 euros/MWh que são entregues, na forma de subsídio, às centrais térmicas a gás, no âmbito do mecanismo ibérico, explicou fonte do setor ao ECO/Capital Verde.

Na restante Europa, o cenário é igualmente de subidas, e registam-se preços superiores aos ibéricos. Em França, o preço médio diário para dia 24 de agosto está nos 645,54 euros, na Alemanha situa-se nos 624,34 euros, e os países nórdicos rondam os 400 euros/MWh. “Antes de 2020, qualquer preço acima do intervalo entre 75 a 100 euros [por MWh] era considerado caro”, comenta o colunista especializado em energia e matérias-primas da Bloomberg, Javier Blas, numa publicação através da respetiva conta no Twitter. O mesmo indica que a média nos países nórdicos situou-se nos 32 euros/MWh de 1996 a 2021.

Os preços grossistas da eletricidade estão a disparar porque parte da eletricidade é produzida com recurso ao gás natural, cujos preços têm disparado nos mercados internacionais. Recentemente, uma nova interrupção no fornecimento de gás russo à Europa, através do gasoduto Nord Stream, veio pressionar os preços desta matéria-prima. Esta segunda-feira, os preços dos contratos de gás que são referência na Europa, os holandeses TTF, chegaram a disparar 20%. Esta terça-feira, estão a aliviar ligeiramente, na ordem dos 3%, de acordo com a plataforma Barchart.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço grossista da eletricidade no mercado ibérico aproxima-se de máximo histórico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião