Haitong Bank passa de lucros a prejuízos de 4,5 milhões no semestre

"Negócio relacionado com a China foi o principal fator para o desempenho mais fraco no primeiro semestre", explica o banco.

O Haitong encerrou o primeiro semestre com um prejuízo de 4,5 milhões de euros, depois de ter reportado lucros de três milhões de euros no mesmo período do ano passado, lê-se num comunicado enviado esta quarta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O banco aponta a “incerteza económica” como um dos principais fatores.

O banco teve um “resultado líquido negativo de 4,5 milhões de euros, tendo a reversão de imparidades e provisões no período atingido 3,6 milhões de euros”, indica o banco. O produto bancário atingiu 21,7 milhões de euros, menos 51% face ao mesmo período do ano anterior.

“O negócio relacionado com a China foi o principal fator para o desempenho mais fraco no primeiro semestre, tendo os confinamentos impostos em diversas cidades chinesas para combater a Covid afetado negativamente tanto as operações de F&A e DCM, como as transações do grupo”, lê-se.

Os custos operacionais aumentaram 6% no semestre para os 30,5 milhões. O resultado operacional negativo de 8,8 milhões contrasta com os 15,4 milhões de euros positivos registados nos primeiros seis meses de 2021.

O banco aumentou os ativos para 3,1 mil milhões de euros, mais 13,9% face aos 2,7 mil milhões de euros registados no semestre homólogo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Haitong Bank passa de lucros a prejuízos de 4,5 milhões no semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião