Setor da formação deverá crescer 7% este ano, para 310 milhões

Num ano o número de empresas aumentou de 3.872 para 3.900, tendo o mercado aumentado de 290 para 310 milhões o seu volume de negócios.

O setor da formação profissional em Portugal deverá crescer 7% este ano, para os 310 milhões de euros em receitas, de acordo com uma análise da Informa D&B. Uma evolução positiva no volume de negócios apontada à recuperação da atividade presencial das empresas e da economia.

O crescimento estimado para este ano segue uma tendência positiva já verificada no ano anterior. “Em 2021 o setor já tinha registado uma franca recuperação do negócio perdido em 2020 (ano em que recuou cerca de 25%), crescendo 16%, para os 290 milhões de euros“, refere a Informa D&B, em comunicado.

“A recuperação da atividade presencial na maioria das empresas portuguesas (…), juntamente com a melhoria da conjuntura económica e a recuperação da atividade industrial e empresarial” são as razões apontadas para o crescimento estimado para 2022.

Em Portugal há 3.900 empresas registadas para prestar serviços de formação profissional, com a região de Lisboa a concentrar o maior número de operadores (34,1%), seguindo-se a região Norte (31,6%) e Centro (21,1%). Predominam empresas de pequena dimensão, com um âmbito de ação local e com um número reduzido de especializações: mais de 95% das empresas deste setor têm menos de 10 empregados.

Num ano o número de empresas aumentou de 3.872 para 3.900, tendo o mercado aumentado de 290 para 310 milhões o seu volume de negócios.

“A formação, tanto em regime à distância como semipresencial, continuará a ganhar relevância no mercado, beneficiando do desenvolvimento de novas ferramentas informáticas e da aceitação crescente destas metodologias”, indica a Informa D&B.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Setor da formação deverá crescer 7% este ano, para 310 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião