Wall Street cai mais de 3% com Powell mais agressivo

Nasdaq recua quase 4% com as fabricantes de chips sob pressão. Declarações do presidente da Fed, que admitiu que baixar inflação vai causar “alguma dor” às famílias, pressiona Wall Street.

Os principais índices de Wall Street cederam mais de 3% esta sexta-feira, depois do discurso mais rígido do presidente da Reserva Federal em Jackson Hole, em que alertou que travar a escalada dos preços vai causar “alguma dor” às famílias e empresas.

O índice tecnológico Nasdaq recuou 3,94%, com as fabricantes de semicondutores sob maior pressão, ao mesmo tempo que o S&P 500 e o industrial Dow Jones recuaram 3,37% e 3,03%, respetivamente.

Num discurso muito aguardado no simpósio de Jackson Hole, Jerome Powell avisou que vai ser necessário a Fed ter uma política restritiva “durante algum tempo” até assegurar a estabilidade dos preços e trazer a inflação para o objetivo de 2%, e alertou que este processo de reequilíbrio da economia vai causar “alguma dor” às famílias e empresas.

“Estes são os custos infelizes de reduzir a inflação. Mas uma falha em restaurar a estabilidade de preços significaria uma dor muito maior”, disse o líder da Fed.

A fabricantes de chips Nvidia deslizou 9,23% para 162,6 dólares e está a pressionar o índice dos semicondutores de Filadélfia, que caiu mais de 3%.

No mercado petrolífero, o barril de Brent valorizou 1,51% para 100,84 dólares, enquanto o WTI subiu 0,51% para 92,99 dólares.

No cambial, o dólar ganhou força contra o euro, com a moeda única europeia nos 0,9965 dólares.

(Notícia atualizada às 21h41 com novas cotações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street cai mais de 3% com Powell mais agressivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião