Escassez de gás natural na Europa pode durar vários invernos, avisa CEO da Shell

CEO da Shell defende que escassez de gás natural na Europa pode perdurar por vários invernos, no que é o segundo alerta em duas semanas face aos constrangimentos energéticos da Europa.

A escassez de gás natural na Europa pode ainda perdurar por vários invernos, como resultado dos cortes no abastecimento russo, avançou esta segunda-feira o CEO da Shell, Ben van Beurden, noticiou a Reuters.

Em conferência de imprensa na Noruega, o CEO da petrolífera britânica Shell, referiu que “pode ser possível que tenhamos vários invernos em que tenhamos de encontrar soluções de alguma forma”, admitiu Ben van Beurden.

Este já é o segundo alerta, emitido recentemente, em torno da crise energética que atualmente afeta a europa. Na passada terça-feira, também o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, alertou que os próximos “5 a 10 invernos serão difíceis”. Para o primeiro-ministro belga, a crise está a surtir efeitos por toda a Europa, sendo que alguns setores estão a enfrentar “sérias dificuldades” face aos elevados preços da energia.

Atualmente, os preços do gás natural na Europa estão a ser pressionados por uma nova interrupção programada no gasoduto Nord Stream. O gasoduto russo deverá ter o seu abastecimento suspenso por um período de três dias, para manutenção, a partir de 31 de agosto, embora a Europa se prepare para a possibilidade dos constrangimentos se alongarem além da data estipulada para o regresso à normalidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Escassez de gás natural na Europa pode durar vários invernos, avisa CEO da Shell

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião