Mais de 50 concelhos de oito distritos em perigo máximo de incêndio

  • Lusa
  • 29 Agosto 2022

O IPMA colocou também vários concelhos de vários distritos do Norte e Centro e Algarve em perigo muito elevado de incêndio rural.

Mais de 50 concelhos dos distritos de Vila Real, Porto, Viseu, Aveiro, Bragança, Coimbra, Castelo Branco e Guarda apresentam esta segunda-feira perigo máximo de incêndio, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também vários concelhos de vários distritos do Norte e Centro e Algarve em perigo muito elevado de incêndio rural.

Segundo o instituto, o perigo de incêndio rural vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até sexta-feira.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente períodos de céu muito nublado e condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros dispersos no interior Norte e Centro até ao meio da manhã, que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas fortes.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante sul, rodando gradualmente para o quadrante oeste a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, em especial no litoral oeste e pequena descida da temperatura máxima no interior.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Viana do Castelo, Braga, Guarda, Leiria, Évora e Beja) e os 18 (em Bragança) e as máximas entre os 20 (em Viana do Castelo) e os 32 (em Bragança).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 50 concelhos de oito distritos em perigo máximo de incêndio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião