“Loucura nos mercados energéticos.” Áustria também quer “solução europeia” para limitar preços da luz

  • Lusa
  • 29 Agosto 2022

Karl Nehammer, chanceler austríaco, defendeu este domingo a desvinculação do preço da eletricidade do preço do gás, classificando o estado do mercado energético de uma "loucura".

O chanceler austríaco, Karl Nehammer, considerou este domingo que a situação atual do mercado europeu de energia é “uma loucura” e exigiu a desvinculação do preço da eletricidade do preço do gás, atualmente num máximo histórico.

“Devemos acabar com esta loucura nos mercados energéticos. E só podemos consegui-lo com uma solução europeia”, afirmou Nehammer em conferência de imprensa, depois de o governo austríaco, formado por democratas-cristãos e ecologistas, ter feito uma reunião de crise para discutir os preços do setor da energia.

Para o chanceler austríaco, a Europa não pode permitir que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, decida diariamente sobre o preço europeu da eletricidade.

Na reunião de crise deste domingo ficou a saber-se que o fornecedor de energia Wien Energie, gerido pelo município de Viena, enfrenta problemas de liquidez para poder comprar eletricidade aos mercados internacionais e precisa de 1.700 milhões de euros de garantia do Estado austríaco.

Na semana passada, também a Alemanha revelou que está a equacionar a desvinculação, no médio prazo, do preço do gás e da eletricidade para evitar que se contagiem entre si, em caso de aumento dos preços, no âmbito da reforma do mercado energético.

Em França, o governo de Elisabeth Borne afirmou que vai amortecer o aumento do preço da energia para os consumidores e não descartou a hipótese de um imposto especial para as empresas com maior margem de lucro.

A ameaça do corte de fornecimento de gás russo à Europa levou a Comissão Europeia a definir este mês metas de poupança e os Estados-membros a preparar planos de redução do consumo de energia, para evitar escassez no inverno.

Os planos variam, consoante o grau de dependência de cada país do gás russo, e incluem medidas que vão desde montras desligadas durante a noite até ao aumento da temperatura do ar condicionado durante o verão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Loucura nos mercados energéticos.” Áustria também quer “solução europeia” para limitar preços da luz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião