Taxa de inflação na Zona Euro acelera para 9,1% em agosto

A variação homóloga do índice de preços harmonizado na Zona Euro terá atingido 9,1% em agosto, o que representa uma ligeira aceleração face aos 8,9% registados em julho.

A taxa de inflação homóloga na Zona Euro terá atingido 9,1% em agosto, segundo os dados provisórios divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat. Trata-se de uma aceleração face aos 8,9% registados no mês passado. A confirmarem-se as estimativas, será o terceiro mês consecutivo em que a inflação em Portugal fica acima da média da Zona Euro, depois de a ter ultrapassado em junho.

O encarecimento dos preços dos produtos energéticos (+38,3%) foi o fator que mais contribuiu para a aceleração da taxa de inflação na região. Ainda assim, a subida foi menor face a julho (39,6%). Segue-se a alimentação, álcool e tabaco (10,6% em agosto contra 9,8% em julho), os os bens industriais não energéticos (5%) e os serviços (3,8%).

Com uma taxa de inflação de 9,4% em agosto, Portugal teve a nona menor subida de preços, embora tenha ficado acima da média da Zona Euro.

Neste contexto, França foi o país da Zona Euro que registou a menor subida de preços, com um taxa de inflação de 6,5% em agosto, seguida por Malta (7,1%), Finlândia (7,6%), Luxemburgo (8,6%) e Alemanha (8,8%).

No polo oposto, e com a maior subida de preços, está a Estónia, Letónia e Lituânia, que terão registado uma taxa de inflação acima dos 20% em agosto face a igual período do ano passado. De notar, que os dois primeiros países fazem fronteira com a Rússia, do qual dependem, por exemplo, para o fornecimento de gás.

Já no que toca à variação em cadeia, isto é, entre julho e agosto, Irlanda, Grécia, Espanha, França, Chipre, Letónia, Luxemburgo, Áustria, Eslovénia e Finlândia foram os países a registarem uma desaceleração nas taxas de inflação.

(Notícia atualizada pela última vez às 11h04)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de inflação na Zona Euro acelera para 9,1% em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião