Galp dispara 4%, BCP ganha 3,5% e bolsa sobe ao fim de 9 sessões

A bolsa portuguesa subiu finalmente, depois de oito sessões em queda. Disparos da Galp e do BCP animaram última sessão da semana.

Depois de oito sessões em queda, o pior ciclo em três anos, a bolsa de Lisboa teve finalmente um desfecho positivo este sexta-feira, com a Galp a disparar mais de 4% e o BCP a ganhar mais de 3%.

O PSI somou 0,72% para 6.004,58 pontos, com oito das 15 cotadas em alta. O melhor desempenho pertenceu à petrolífera liderada por Andy Brown, cujos títulos avançaram 4,36% para 11,12 euros. Já o banco presidido por Miguel Maya valorizou 3,50% para 0,1478 euros.

Lisboa avançou, mas a subida acabou por ficar aquém dos ganhos registados na Europa. Houve cotadas nacionais sem razões para sorrir, nomeadamente do setor elétrico: a Greenvolt afundou 4,0% e a EDP Renováveis cedeu 0,87% com a casa-mãe EDP a perde 0,15%.

Greenvolt cai 4%

No cenário europeu, o Stoxx 600 fechou em alta de cerca de 2%, enquanto o alemão DAX registou ganhos acima dos 3%. Paris e Madrid também avançaram em torno de 2%. Do outro lado do Atlântico, Wall Street está em alta de 1% com os bons dados do mercado laboral divulgados esta sexta-feira.

“Nos EUA, a revelação de que o mercado de trabalho poderá ter dado alguns sinais de abrandamento, com um número do desemprego acima do esperado e com os aumentos salariais a vir em linha com o estimado, trouxeram ânimo aos mercados”, explicam os analistas da sala de mercados do BCP.

Os analistas falam num movimento de recuperação das ações depois de uma semana em que foram bastante castigadas pela perspetiva de uma recessão global por conta da crise energética e da subida agressiva dos juros por parte dos bancos centrais.

A próxima semana será interessante desse ponto de vista: o Banco Central Europeu (BCE) reúne-se na próxima quinta-feira e deverá anunciar uma subida das taxas diretoras de 50 ou 75 pontos base.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp dispara 4%, BCP ganha 3,5% e bolsa sobe ao fim de 9 sessões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião