Petróleo cai mais de 1% para 91 dólares

Receios de uma recessão global, bem como dos efeitos de mais confinamentos na China, estão a pressionar os preços do petróleo negociado nos mercados internacionais.

Os preços do petróleo estão a recuar mais de 1% esta quarta-feira, tendo chegado a atingir um mínimo anterior à invasão russa à Ucrânia. As restrições devido à Covid-19 na China, principal importador de petróleo, e as expectativas de mais aumentos nas taxas de juros estimularam preocupações de uma recessão económica global e menor procura por combustível.

Às 7h45 de Lisboa, os futuros de Brent, que servem de referência para a Europa, caem 1,41%, para 91,5 dólares por barril, depois de terem recuado 3% na sessão anterior. O contrato chegou mesmo a atingir um mínimo da sessão de 91,35 dólares, valor mais baixo desde 18 de fevereiro.

Já os futuros de crude do West Texas Intermediate dos EUA perdem 1,6%. O benchmark norte-americano caiu para um mínimo da sessão de 85,17 dólares, o menor desde 26 de janeiro.

Como já tinha acontecido noutras alturas, a política agressiva da China face à pandemia, que impõe confinamentos nas cidades perante surtos de Covid-19, preocupa os investidores devido ao impacto das medidas na procura por combustível.

Além disso, um dólar norte-americano forte, aumentos agressivos das taxas, um aumento nos rendimentos dos títulos e uma desaceleração no crescimento da China são fatores que pressionam os preços do petróleo, disse Tina Teng, analista da CMC Markets, citada pela Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo cai mais de 1% para 91 dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião