Carlos III compromete-se a manter princípios constitucionais no primeiro discurso como rei

Carlos III compromete-se a manter os princípios constitucionais do Reino Unido, no seu primeiro discurso enquanto rei, homenageando e agradecendo ainda o trabalho de Isabel II.

Carlos III do Reino Unido dirigiu-se esta sexta-feira à nação pela primeira vez enquanto rei, num discurso televisivo onde se comprometeu a manter os princípios constitucionais do Reino Unido.

Numa referência aos últimos 70 anos de reinado de Isabel II, o novo rei admitiu que os deveres da monarquia continuam, embora a realidade de hoje seja diferente da realidade no período de tomada de posse da sua mãe. Neste sentido, Carlos III comprometeu-se solenemente “a manter os princípios constitucionais, no âmbito da nossa nação”.

Carlos III agradeceu e homenageou ainda a memória e o serviço da sua mãe, Isabel II, referindo-se à monarca como “uma inspiração para mim e toda a família”, acrescentando que a família real lhe deve “a maior dívida que uma família pode dever à sua mãe”. O funeral de Isabel II irá agora avançar dentro de “pouco mais de uma semana”, avançou o rei.

Carlos III admitiu também que o herdeiro à coroa, o príncipe William, irá assumir os seus títulos escoceses, bem como as suas responsabilidades, passando a ser o duque da Cornualha. Em função da ascensão ao trono, Carlos III também admitiu que deixará de ser possível “dar tanto do meu tempo e energia às instituições sem fins lucrativos, pelas quais tenho tanto afeto”, pelo que este trabalho também será transferido, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carlos III compromete-se a manter princípios constitucionais no primeiro discurso como rei

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião